Donizete Nascimento acredita que o próximo prefeito da cidade terá que enfrentar a grave crise de emprego que atingiu a Baixa Santista.
Bispo Diocesano Católico

Donizete Nascimento (à dir): principal desafio é a criação de empregos na região

fala-prefeitoA próxima gestão de Cubatão, município de 130 mil habitantes da região da Baixada Santista, terá como principal desafio a criação de empregos, prevê Donizete Nascimento, que desde 2013 ocupa o cargo de vice-prefeito do município e também preside o PSD local. Na análise de Donizete, Cubatão enfrenta os efeitos da crise no setor, em particular no mercado de aço, o que impulsionou a Usiminas – maior empresa local – a desativar a produção no município, promovendo demissões em massa.

“Sem dúvida, reduzir o índice de desemprego na cidade será o grande desafio a ser enfrentado pelo próximo gestor de Cubatão. Uma solução a ser buscada visando diminuir o impacto do desemprego no município seria atrair novos empreendimentos e empresas para a cidade, principalmente ligados ao setor de tecnologia”, sugere.

Outra questão importante na cidade é a da segurança pública, tema muito discutido recentemente, em virtude do aumento de ocorrências delituosas nas rodovias da região. “Acredito ser necessário intensificar as tratativas para ter mais policiamento na cidade, colocando mais unidades policiais em locais importantes e reforçando o policiamento ostensivo no município, em uma ação conjunta envolvendo vários setores públicos e da sociedade civil”, opina Donizete, que conhece os problemas de cada área da cidade.

O atual vice-prefeito entrou para a vida pública em 1992, quando elegeu-se para o cargo de vereador de Cubatão pela primeira vez. Porém, seu envolvimento com questões sociais começou antes, na década de 1980, quando era proprietário do Kricas Bar, local bastante popular na época em Cubatão. Lá, já se envolvia com as questões da comunidade, procurando ajudar as pessoas sempre que possível. Assim, incentivado por amigos e frequentadores, ingressou na vida política.

Participação Programa de TV Sta Cecilia da região

Após eleger-se pela primeira vez em 1992, Donizete reelegeu-se por mais três mandatos, sendo que nas eleições de 2008 foi o vereador mais votado. Também presidiu a Câmara Municipal no biênio 2011/2012, antes de eleger-se vice-prefeito. Entre os mandatos como vereador, formou-se em direito. Sempre engajado com as questões sociais, Donizete foi um dos fundadores da Casa de Emaús, entidade assistencial que acolhe moradores de rua no município e colabora com outras importantes entidades sociais do município.

Donizete também considera fundamental priorizar o atendimento com qualidade na saúde, buscando recursos para a área nas esferas estadual e federal. Na Educação, deve-se alcançar um nível de excelência no município, com investimentos e manutenção das escolas, além da valorização dos gestores e da classe de professores, colocando em vigência as inovações do Plano Municipal de Educação.

“Outra questão importante a ser realizada é a valorização dos servidores públicos municipais, que são o alicerce do poder público, pois prestam serviços essenciais a população, merecendo respeito e atenção, e principalmente com condições dignas de trabalho”, ressalta.

Diante de tantos desafios, o PSD de Cubatão espera poder colocar suas ideias em prática. “O PSD Cubatão possui uma executiva municipal muito atuante, com cerca de 300 filiados, realizando frequentes reuniões com o intuito de definir seus possíveis pré-candidatos ao cargo de vereador, bem como as coligações que deverão ser feitas no período oportuno, definido pela Justiça Eleitoral. Com relação à majoritária, a expectativa é de que o partido tenha candidato próprio”, conclui Donizete.