Programa criado pelo prefeito Dario Pacheco (PSD) tem como objetivo reduzir o consumo de água tratada em atividades cotidianas

O prefeito Dario Pacheco: cisternas devem ser construídas com alvenaria ou revestimento impermeável, sistemas de filtragem e tampas

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Vinhedo

 

O prefeito reeleito de Vinhedo, Dario Pacheco (PSD), implantou o Programa de Captação de Recursos de Águas Pluviais, que obriga a instalação de cisternas para captação e armazenamento de águas da chuva em novas construções residenciais e empresariais. Instituído pela lei municipal 4.316/2024, o projeto tem como objetivo reduzir o consumo de água tratada na cidade do interior de São Paulo, principalmente em atividades cotidianas como a irrigação de jardins, a limpeza de pisos e a lavagem de veículos.

De acordo com material de divulgação do projeto produzido pela prefeitura, “a água armazenada nas cisternas vai reduzir a pressão sobre o sistema público de abastecimento, além de proporcionar economia nas contas de água. Essa prática também cria uma reserva estratégica que pode ser utilizada em períodos de escassez hídrica, cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas”.

Segundo o texto da nova lei, a instalação das cisternas será obrigatória para a obtenção do Alvará de Construção e do Habite-se para as novas edificações. As cisternas devem ser construídas com alvenaria ou revestimento impermeável, sistemas de filtragem e tampas que impedem a entrada de impurezas e da luz solar, garantindo que a água armazenada tenha qualidade adequada para usos não potáveis.

Além disso, as cisternas devem ter dimensões compatíveis com a metragem da construção, para que a capacidade de armazenamento seja proporcional à necessidade do imóvel.