Sob a liderança do prefeito João Dado (PSD), municípios da região discutiram ações para o enfrentamento à doença, como o aumento do número de leitos e a ampliação do isolamento social

 

João Dado se reuniu com 17 prefeitos dos municípios do interior paulista para discutir ações conjuntas de combate à covid-19.

 

O prefeito de Votuporanga, João Dado (PSD), coordenou nesta terça-feira (2) a reunião com os 17 prefeitos dos municípios do interior paulista atendidos pela Santa Casa de Votuporanga para discutir ações conjuntas de combate à covid-19. Durante o encontro, os participantes assinaram um ofício em que solicitam providências urgentes do Governo do Estado para o aumento do número de leitos hospitalares e de UTI destinados ao atendimento de pacientes na unidade de saúde.

Na segunda-feira (1), a Santa Casa registrou 90% de ocupação dos leitos do SUS. “Nossa meta é passar de 10 leitos de UTI para 18, assegurando um aumento de 80% na capacidade atual de atendimento. Além disso, estamos solicitando o aumento de leitos na enfermaria, de 15 para 23, um crescimento superior a 50%. Isso nos permitirá vencer este período mais crítico da pandemia”, ressaltou João Dado.

Além da reivindicação junto ao governo estadual, os prefeitos decidiram realizar o mapeamento e o monitoramento dos idosos nos 17 municípios. Dado pediu aos participantes que atuem de maneira coordenada para a ampliação das normas de isolamento social, por meio de decretos municipais.

Realizada no Centro de Cultura e Turismo Marão Abdo Alfagalli, em Votuporanga, a reunião também contou com os prefeitos das seguintes cidades: Valentim Gentil, Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Magda, General Salgado, Macaubal, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul e Gastão Vidigal.

“A essas normas de distanciamento soma-se o uso obrigatório de máscaras, sob o risco de multas para aqueles que insistem em não utilizá-las porque estão, na prática, prejudicando a saúde de todos, transmitindo eventualmente o vírus”, destacou João Dado.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Votuporanga nesta terça-feira (2), a cidade, com população estimada em 94 mil habitantes, tem 72 casos de covid-19 e seis mortes provocadas pela doença. Outros 41 pacientes ainda aguardam os resultados de exames laboratoriais.