Cidade administrada pelo prefeito Jorge Seba (PSD) conquistou a 12ª posição em levantamento nacional feito pelo jornal Folha de São Paulo

 

Ranking levou em consideração o atendimento oferecido pelas prefeituras nas áreas da saúde, educação e saneamento.

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Votuporanga

 

Governada pelo prefeito Jorge Seba (PSD), a cidade de Votuporanga, no interior do Estado de São Paulo, conquistou o 12º lugar no Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo e o instituto Datafolha. O estudo analisou 5.276 cidades brasileiras, número que representa 95% do total de municípios do País, levando em consideração o atendimento oferecido pelas prefeituras nas áreas da saúde, educação e saneamento.

O fator determinante no cálculo de eficiência de cada gestão foi a receita per capita de cada cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência. Botucatu, município da região Centro-Sul do Estado de São Paulo administrado pelo prefeito Mário Pardini, também filiado ao PSD, ficou em primeiro lugar no ranking.

Candidato à reeleição, Jorge Seba comemorou o desempenho de Votuporanga em mensagem publicada nas redes sociais. “Isso reflete nosso esforço em entregar saúde, educação e saneamento com responsabilidade e eficiência. Continuo comprometido em trabalhar para que nossa cidade avance ainda mais, sempre buscando soluções que beneficiem cada morador. Vamos juntos seguir nesse caminho de progresso”, escreveu o prefeito.

No setor educacional, o Ranking de Eficiência dos Municípios analisou dados como o percentual de crianças matriculadas em escolas da rede municipal e em creches. Na área da saúde, o estudo levou em conta a cobertura feita por equipes de Atenção Básica, o número de médicos por habitante no município, entre outras informações.

Em relação à qualidade do saneamento básico, foi avaliado o percentual de domicílios que contam com os serviços de água, esgoto e coleta de lixo.