Informação consta no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). “Trabalhamos diariamente para oferecer o acesso a serviços públicos de qualidade”, afirma o prefeito Jorge Seba (PSD)

Em uma escala de 0 a 100, a cidade obteve 73,6 na avaliação da saúde; indicadores Economia e Socioambiental receberam, respectivamente, as notas 56,1 e 47,8.

Redação Scriptum com Prefeitura de Votuporanga

Sob a gestão do prefeito Jorge Seba (PSD), o município de Votuporanga, na região Noroeste do Estado de São Paulo, conquistou o 30º lugar entre as cidades de porte médio na terceira edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). Realizado pelo Instituto Longevidade, o estudo nacional analisa o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. Com cerca de 96 mil habitantes, Votuporanga foi classificada entre os 674 municípios brasileiros que têm entre 34.850 e 100 mil moradores. Mais informações sobre a pesquisa podem ser conferidas aqui.

Em uma escala de 0 a 100, a cidade obteve 73,6 na avaliação da saúde, superando o município de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, primeiro colocado no ranking nacional. Entre os quesitos analisados no IDL estão a cobertura vacinal, o número de leitos hospitalares e o total de profissionais que atuam na área. Nos indicadores Economia e Socioambiental, Votuporanga recebeu, respectivamente, as notas 56,1 e 47,8.

Jorge Seba comemorou o resultado e disse que a avaliação do instituto confirma o compromisso da gestão com a melhoria das condições de vida dos moradores. “Trabalhamos diariamente para oferecer acesso a serviços públicos de qualidade. Na saúde, ampliamos o atendimento médico nas unidades, que agora ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.”

O prefeito destacou, ainda, as iniciativas voltadas para a recreação, socialização e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos nos centros de convivência Francisco Pignatari e Walter Guerche e nas quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social. O Festival Literário de Votuporanga (Fliv) também conta com programação específica para essa faixa etária.

Instituto

A terceira edição do IDL analisou os 5.570 municípios brasileiros, que foram divididos em cidades pequenas, com até 34.850 habitantes, médias e grandes, que têm mais de 100 mil moradores. O estudo levou em consideração dados divulgados por instituições como o IBGE, o INEP e o INSS.