O novo sistema permite facilidades na aquisição dos créditos e garantia de rotatividade das vagas. Os motoristas poderão adquirir e instalar em seus carros um cartão magnético, conhecido como TAG.
Ilustração mostra como irá funcionar o sistema digital de estacionamento

A Prefeitura de Atibaia planeja dar início em março ao funcionamento do sistema digital de estacionamento Zona Azul. O prefeito Saulo Pedroso (PSD) apresentou o novo sistema a comerciantes na quarta-feira (14), em reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA).

Saulo destacou a importância da adesão dos comerciantes, que poderão fazer com que suas lojas sejam pontos de compra de créditos da Zona Azul.
Pelo novo sistema, os motoristas poderão adquirir e instalar em seus carros um cartão magnético – conhecido como TAG – parecido com o do “Sem Parar”.

Ao entrar na vaga de estacionamento, esse cartão é sincronizado com os sensores de um dispositivo eletrônico instalado no chão da vaga. Ao identificar a presença do cartão, os dispositivos começam a contabilizar o tempo de permanência do veículo na vaga e os créditos do motorista começam a ser debitados.

Para fiscalizar, a Prefeitura irá disponibilizar agentes de Zona Azul munidos de um equipamento integrado, online, que poderá identificar se o veículo está estacionado de forma irregular ou não.

Motocicletas não precisam dos cartões de Zona Azul, mas só poderão estacionar em vagas exclusivas, ou seja, nos bolsões de estacionamento para motos. Também serão reservadas 5% das vagas para idosos e 2% para pessoas com deficiência, conforme exigência das leis de trânsito.