15/08/2013
Você sabe de onde surgiu o nome do distrito de Perdizes? Ou quais são os principais problemas do Grajaú, na Zona Sul? Tem ideia das transformações por que tem passado o distrito de Perus? Tudo isso – e muito mais – está nas páginas da coleção “Bairro Vivo – São Paulo nasce nos bairros.” São cinco livros, cada um sobre uma região da metrópole, que trazem informações, fotos e serviços sobre os 96 distritos da Capital. Cada capítulo descreve os principais desafios daquela área específica e aponta soluções para os mesmos, além de agregar informações históricas, urbanísticas e o mapa de cada distrito.
Organizada pelo vereador José Police Neto, a coleção contou com a colaboração de 27 profissionais entre urbanistas, jornalistas, historiadores e designers. Além de ser um banco de informações sobre cada distrito paulistano, a coleção tem como objetivo principal ser um ponto de partida para que associações de bairro e as comunidades de cada localidade utilizem os dados ali contidos para realizar os Planos de Bairro em seus distritos. Ao longo de todos os cinco livros, Police Neto descreve como o planejamento dos distritos pode ajudar a resolver questões pontuais de cada localidade. Afinal, existe alguém melhor do que o próprio morador do bairro para saber quais os principais desafios da região em que mora e como resolvê-los?
Defensor dos Planos de Bairro há vários anos, Police Neto foi o grande mentor do Plano de Bairro de Perus, o primeiro – e por enquanto único – Plano de Bairro a ser realizado na Capital. Tema de extrema importância neste momento em que a administração municipal e a Câmara Municipal de São Paulo discutem o novo Plano Diretor Estratégico da cidade. Na opinião de Police Neto, o planejamento de São Paulo deveria começar pelos distritos e seus bairros, do micro para o macro. “Desta forma fica muito mais fácil detalhar e sanar os desafios da cidade”, afirma.
A ideia de reunir essa gama de informações sobre os distritos na coleção Bairro Vivo – São Paulo nasce nos bairros surgiu na campanha eleitoral de 2012. Candidato a vereador, Police Neto elaborou um caderno de oito páginas para cada um dos 96 distritos da cidade de São Paulo enfatizando a importância da realização dos planos de bairro. Mas cada caderno ia muito além da mera proposta. Agregava informação e serviço ao cidadão. A coleção surgiu então como uma forma de consolidar todo o estudo que foi realizado naquela época.
Este é o quarto livro organizado por Police Neto. Os anteriores foram “Plano de Bairro – No limite do seu bairro uma experiência sem limites”, “Plano de Bairro – Perus em Transformação” e “Lições da Cidade – Questionamentos e Desafios do desenvolvimento urbano na cidade de São Paulo”.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/vereador-do-psd-lanca-livro-sobre-bairros-de-sao-paulo/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!