PSD vota por aumento de recursos aos municípios


A bancada do PSD votou nesta terça-feira a favor da PEC 426/14, que aumenta o repasse da União para o Fundo de Participação dos Municípios. Aprovada em 1º turno, a mudança poderá acrescentar cerca de R$ 3,5 bilhões no repasse, em 2016.

05/11/2014

FacebookTwitterWhatsApp

A bancada do PSD (Partido Social Democrático) votou nesta terça-feira (4) a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14, que aumenta o repasse de recursos da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A proposta foi aprovada por unanimidade em primeiro turno pelo plenário. Com o aumento, aproximadamente R$ 3,5 bilhões serão acrescidos no repasse, em 2016.

“Trata-se de um por cento a mais, que permite um respiro. Hoje, os prefeitos vivem com o pires na mão por causa da distribuição desproporcional dos recursos. O percentual está muito longe daquilo que seria o justo, porém, é um importante passo”, afirmou o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO).

Pela regra atual a União é obrigada a entregar 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos municípios, sendo 22,5% repassados mensalmente, em três parcelas, e 1% em dezembro de cada ano.

A PEC aumenta em um ponto percentual a parte da arrecadação do IR e do IPI que a União deve repassar aos municípios. Esse pagamento acontecerá até o dia 10 de julho de cada ano. Com isso, o repasse anual será de 24,5%.

O deputado Júlio César (PI), vice-líder da legenda, também destacou que a conquista é um avanço, mas ainda insuficiente. “A cada dia que passa, a União transfere mais responsabilidades para os municípios, que apresentam grande dificuldade financeira. Por isso, precisamos melhorar a divisão do bolo tributário, e isso só será possível com uma reforma. Estamos felizes, mas vamos continuar nossa luta para que os municípios tenham ainda mais participação.”

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário!




Tem notícia do PSD? Mande para a gente!

    Ao enviar meus dados, estou de acordo com a utilização deles para fins de comunicação.

    Ou envie por email para redacao@psd.org.br

    FacebookTwitterWhatsApp