28/05/2013
A Operação Delegada, implantada em 2009 em São Paulo, durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab na Prefeitura, foi elogiada nesta segunda-feira (27) pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, no debate promovido pelo Espaço Democrático, a fundação do PSD para estudos e formação política. De acordo com Beltrame, o trabalho que vem sendo realizado em São Paulo “é, sem dúvida nenhuma, fantástico”.
Beltrame fez o comentário ao responder a uma intervenção do ex-secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo, Ronaldo Camargo, segundo quem a Operação Delegada permitiu dobrar o efetivo policial presente nas ruas da cidade, com mais de 4.200 homens atuando – em suas horas de folga – sob a coordenação da Prefeitura paulistana, em convênio com o Governo do Estado. “A iniciativa mostrou que os municípios podem ajudar, e muito, as políticas públicas de segurança, oferecendo boa zeladoria e cuidados como a recuperação de espaços públicos para os cidadãos”, disse Camargo.
Beltrame lembrou que o município do Rio de Janeiro ainda não institucionalizou esse tipo de atividade policial, mas reconhece sua importância. “A Prefeitura carioca, em vez de aumentar seu efetivo de guardas municipais, vem optando por contratar policiais militares para trabalharem, uniformizados, em suas horas de folga, prestando serviços à ordem pública e aos costumes em pontos específicos da cidade”, explicou.
Ele contou que o Rio tem hoje cerca de 300 policiais realizando esse tipo de serviço, com resultados positivos, inclusive porque complementam o trabalho da guarda municipal, que não tem poder de polícia, “o que, muitas vezes, impede a resolução dos problemas”.
O vereador paulistano Coronel Álvaro Camilo – ex-comandante da PM e responsável pela implantação da Operação Delegada – também comentou o tema durante o debate de segunda-feira, lembrando que a iniciativa permitiu reduzir em 60% a criminalidade nos pontos em que foi implantada. “Isso mostrou a importância das ações de prevenção e permitiu que a população se sentisse segura nas principais áreas de compras da cidade”, afirmou Camilo, lembrando que outro aspecto positivo da medida foi a integração entre Prefeitura e Governo do Estado, trabalhando de forma inteligente.
Beltrame, mais uma vez, concordou com os benefícios da iniciativa, lembrando que, no Rio, após a retomada de áreas antes controladas por criminosos, a Secretaria de Segurança planeja uma segunda onda de ações, “a onda dos serviços”, que visa mostrar às comunidades que o Estado está ao lado dos cidadãos. “É hora de a sociedade e o Estado pagarem a dívida com aquelas comunidades”, disse Beltrame, lembrando que, no Rio, existe a vantagem de município, Estado e União trabalharem juntos para garantir a segurança das comunidades. “Lá temos uma santíssima trindade”, brincou.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/seguranca-beltrame-elogia-resultados-da-operacao-delegada-em-sao-paulo/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!