Comissão presidida por Police Neto debate tarifa de ônibus na Câmara


Encontro será nesta quarta, 30, às 11h. De acordo com relatório produzido a pedido da Comissão de Trânsito e Transporte, a atual tarifa de R$ 3,80 custará R$ 769,5 milhões a mais do que o previsto no orçamento da Prefeitura para 2017, de R$ 1,75 bilhão.

29/11/2016

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convite-tarifaA Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pelo vereador José Police Neto (PSD), debate nesta quarta-feira, 30/11, a tarifa de ônibus na capital paulista e o subsídio para o setor em 2017. De acordo com relatório produzido por técnicos da Câmara a pedido da Comissão, a atual tarifa de R$ 3,80 causará impacto de R$ 769,5 milhões maior do que o previsto no orçamento da Prefeitura em 2017. Este valor teria de ser suplementado aos R$ 1,75 bilhão previstos no projeto em discussão no Legislativo para subsidiar o sistema.

De acordo com Police Neto, “se a Câmara aprovar esse valor de subsídio (R$ 1,75 bilhão), estará aprovando automaticamente uma tarifa de R$ 4,40 para 2017”. De acordo com reportagem do Estado de S. Paulo, o relatório assinado pelo auditor da Câmara Fernando Heitmann Ferreira Machado, faz projeção com base nos dados oficiais da São Paulo Transporte (SPTrans) sobre despesas e usuários. Em 2016 o custo médio mensal do sistema foi R$ 608,3 milhões para realizar cerca de 243 milhões de viagens mensais. A Prefeitura teve de desembolsar, em média, R$ 203,3 milhões por mês para subsidiar o sistema, segundo Machado.

“A manutenção do valor da tarifa atual (R$ 3,80) implica um maior subsídio da Prefeitura ao setor, correspondente a R$ 2,56 bilhões em 2017 (média mensal de R$ 213,6 milhões), ou seja, uma diferença de R$ 769,5 milhões”, afirma o relatório. “Esses recursos orçamentários adicionais para o subsídio ao sistema provavelmente serão acompanhados de uma diminuição correspondente no gasto de outras rubricas orçamentárias”, completa.

Dívida

A Prefeitura possui dívida com as empresas que operam a frota de ônibus da cidade, relativo a diferença entre os valores pagos pelos passageiros e o custo acordado do sistema. Até a última sexta-feira, essa dívida somava R$ 209,9 milhões. Os dados são de relatório financeiro São Paulo Transporte. A vem aumentando desde abril, quando era de R$ 33 milhões, e já subiu 538%.

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