10/03/2017
O Expresso Tiradentes completou dez anos de operação neste último dia 8 de março. Inaugurado em 2007 pelo então prefeito Gilberto Kassab, o Expresso foi o primeiro corredor segregado e sem cruzamentos da capital e de toda a região metropolitana de São Paulo. Ele é considerado o melhor meio de transporte público da cidade, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transportes públicos e reduziu o tempo de viagens, que antes eram realizadas em uma hora e dez minutos, para apenas 14 minutos.
De acordo com informações da São Paulo Transportes (SPTrans), o Expresso Tiradentes transporta mais de 80 mil passageiros diariamente e opera os ônibus com maior média de velocidade da capital. E de acordo com a última pesquisa Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo, 81% dos passageiros entrevistados consideram o serviço ótimo ou bom, índice superior ao atribuído ao Metro.
Os deslocamentos com o Expresso Tiradentes reduziram drasticamente o tempo gasto pelos passageiros. Entre o Terminal Sacomã e o Parque Dom Pedro II, a viagem que durava 70 minutos foi reduzida para apenas 14 minutos.
O Expresso foi desenvolvido com embarques e desembarques em nível, compatibilizando plataformas e veículos para facilitar de deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção, com faixas de segurança e de guiagem nas plataformas para pessoas com deficiência de visão. Possui supervisão e monitoramento por câmeras e GPS, sistema de emergência e socorro, articulado com o Corpo de Bombeiros, estrategicamente distribuído ao longo do trecho. Foi entregue em 2007 com veículos de última geração, tanto em termos de segurança e conforto, como enquadrados nas normas ambientais EURO-III.
Em 2013, o ITDP – Institute for Transportation & Development Policy, concedeu ao Expresso Tiradentes a certificação oficial “prata” de acordo com o padrão de qualidade Bus Rapid Transit (BRT) no ranking daquele ano.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/melhor-meio-de-transporte-paulistano-expresso-tiradentes-faz-10-anos/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!