21/07/2017
A Secretaria Municipal de Educação, comandada por Alexandre Schneider (PSD) anunciou que irá retirar doces e salsicha do cardápio da merenda escolar, substituídos por opções mais saudáveis. A oferta de frutas, legumes e verduras será ampliada. A medida, que será implantada neste segundo semestre, vale para as escolas onde as refeições são feitas por empresas contratadas. Nas escolas que contam com merendeiras, a substituição já aconteceu. As informações são do jornal Agora SP.
Schneider informou, em seu Facebook, que os sucos do tipo néctar, que contém partes de água e açúcar, serão substituídos por sucos integrais, mais saudáveis. As bebidas lácteas, bebida industrializada feita à base de leite, também será retirada do cardápio. As empresas contratadas também passam a incluir produtos orgânicos na preparação.
Além disso, para crianças de até 3 anos, não haverá sobremesas industrializadas e doces, de forma a cumprir orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria. As crianças mais velhas terão essas opções apenas uma vez por semana.
As mudanças acontecem após uma alteração contratual com as empresas responsáveis pela preparação da merenda, em cerca de mil escolas que recebem 500 mil crianças, aproximadamente.
Schneider também destacou a elaboração de uma cartilha para os pais, para informar o que deve ser observado em relação à alimentação escolar e um programa específico de educação alimentar para pais, alunos e educadores. E anunciou um aplicativo de monitoramento da alimentação escolar para uso dos pais, alunos e educadores, numa iniciativa do projeto Pátio Digital.
Ouvida pelo Agora, a nutricionista Edvânia Soares disse que utilizar alimentos naturais é uma medida importante para reduzir o consumo de sal, gordura e açúcar, encontrados em alimentos processados e industrializados. “É importante porque reduz o risco de obesidade infantil”, afirma. Ela destacou ainda que a medida possui grande impacto pois muitos alunos fazem suas principais refeições na escola.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/schneider-anuncia-retirada-de-doces-e-salsichas-da-merenda-paulistana/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!