Police Neto participa de curso sobre a 1ª infância em Harvard


O objetivo do Curso Internacional de Lideranças Executivas em Desenvolvimento da Primeira Infância 2018, é engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil na temática da Primeira Infância.

19/03/2018

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O vereador José Police Neto participou na última semana do Curso Internacional de Lideranças Executivas em Desenvolvimento da Primeira Infância 2018, realizado na Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos. O objetivo é engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil na temática da Primeira Infância.

Police participou do curso a convite da Fundação Bernard Van Leer, que selecionou dez autoridades públicas no Brasil para curso deste ano. “A educação entre 0 e 5 anos é um tema fundamental para garantirmos uma cidade justa, onde todos possam ter o direito de desenvolver todo seu potencial e é dela que surgirá o novo cidadão das próximas gerações. Temos muitos desafios na cidade de São Paulo quanto a este assunto, a começar pela urgência em zerar a fila de vagas na educação infantil”, destaca o vereador.

Concebido a partir das pesquisas mais recentes nas ciências biológicas, comportamentais e sociais, bem como sobre questões relacionadas ao desenvolvimento institucional e à liderança, o curso oferece a base de conhecimento e as ferramentas necessárias para projetar e implementar políticas públicas e programas sociais mais efetivos.

A aula da professora Dra. Caridad Araujo apresentou estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – Os Primeiros Anos, o bem-estar infantil e o papel das políticas públicas. O foco esteva na mensuração do desenvolvimento infantil do nascimento aos três anos de idade em nível populacional. Na palestra do professor PHD. Charles Nelson, foram apresentados os efeitos da adversidade social/econômica no início da vida para o desenvolvimento do cérebro das crianças. A pobreza e seus impactos em sistemas biológicos interativos inerentes ao desenvolvimento infantil.

Em uma das apresentações, o professor Dr. Jack Shonkoff falou sobre o tema “Alavancando a ciência para fortalecer os fundamentos de saúde, aprendizado e comportamento”, fazendo os participantes refletir sobre a biologia da diversidade, para obter as raízes das disparidades na saúde e no desenvolvimento da primeira infância. Já a urbanista Marta Román desafiou os participantes a desenvolver cidades para as crianças, com o tema: “Cidades promotoras do desenvolvimento da primeira infância”.

No terceiro dia, a professora Jessica Mason, do Social Impact Studio, pós-graduada na Universidade de Georgetown e mestre em Harvard, presentou métodos inovadores para desenhar soluções criativas sobre os problemas que desafiam as políticas públicas tradicionais.

O dia também foi preenchido pelo debate do detalhamento do Plano de Ação a ser desenvolvido pelas cidades de Bogotá, Recife e São Paulo, ao longo das próximas três semanas. “O que a gente faz agora é apresentar o que São Paulo quer. E a nossa proposta é produzir Territórios Educadores para a primeira infância”, afirma Police, que irá detalhar o projeto ponto a ponto ao longo das próximas semanas.

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