14/06/2018
Pesquisa realizada pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo aponta que 76% dos moradores da cidade apoiam a adoção de medidas que limitem a circulação de veículos para diminuir a poluição na capital. Entre os que defendem a iniciativa, a maior parte entende que a volta da inspeção veicular ambiental é a medida que mais contribuiria para reduzir a poluição em São Paulo. O projeto foi implementado pela Prefeitura na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, em 2008, e suspenso em 2013 por iniciativa do então prefeito Fernando Haddad.
Do total que defende a restrição de circulação de veículos para reduzir a poluição, 32% defendem a retomada da inspeção como principal medida, sendo que deste total se destacam as mulheres e pessoas de maior escolaridade. Segundo pesquisa de mobilidade urbana divulgada no Dia Mundial Sem Carro, em 2016, 64% dos paulistanos diziam já ter tido problemas de saúde por causa da poluição do ar na cidade.
Suspensa desde 2013 na capital paulista, a inspeção verificava os níveis de gases, poluentes e ruídos dos automóveis. A medida obrigava os automóveis a passarem por vistoria anual, na qual técnicos avaliavam a quantidade de poluentes que saíam dos escapamentos. Se estivessem acima do limite, o veículo era reprovado. Caso fosse aprovado, seguiria para o licenciamento.
O levantamento foi feito com 800 pessoas de todas as cinco regiões da capital entre os dias 5 e 22 de abril deste ano.
Inspeção veicular salvou vidas e economizou verbas na Saúde
Um estudo da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que considerou apenas os veículos movidos a diesel que fizeram a inspeção em 2011, revela que com a redução de poluentes emitidos por esses veículos foram evitadas 1.515 internações hospitalares e 584 mortes por problemas respiratórios. A relação custo-benefício é enorme, já que isso equivale a uma economia estimada de mais de US$ 79 milhões para o sistema público de saúde, valor que é 20 vezes maior do que o custo das inspeções.
De acordo com estimativas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), caso a inspeção fosse adotada em todos os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo esses números poderiam ser triplicados. O mesmo estudo aponta que o ganho com a inspeção, apenas em 2011, foi equivalente à retirada dos poluentes emitidos por uma frota de mais de 1,4 milhão de veículos, sendo 1,2 milhão de automóveis, 87 mil motocicletas e 36,3 mil veículos movidos a diesel.
Funcionamento
O Programa de Inspeção Veicular implementado por Kassab verificava todos os veículos da cidade e foi implantado gradativamente, a partir de 2008, inicialmente avaliando as condições da frota de veículos movidos a diesel, motocicletas e carros movidos a álcool, gás ou gasolina registrados no Detran entre 2003 e 2008. Em 2010, todos os carros, motos, ônibus e caminhões com placa da cidade de São Paulo foram obrigados a passar pela inspeção ambiental veicular.
Até novembro de 2012 foram feitas mais de 13 milhões de inspeções em mais de 10,4 milhões de veículos. Com o programa, até o final 2012 não houve nenhum dia em que os níveis de emissão de monóxido de carbono ultrapassaram os padrões do CONAMA, segundo relatórios de qualidade do ar divulgados pela CETESB.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/maioria-defende-volta-da-inspecao-veicular-para-reduzir-poluicao/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!