30/10/2013
Pelo menos 20 graves acidentes envolvendo caminhões de carga pesada aconteceram em avenidas de grande movimento de São Paulo desde o início do ano, colocando em risco a vida das pessoas e provocando graves consequências para a rotina da cidade. Só no mês de outubro, foram dois. A Marginal Pinheiros, via de trânsito rápido, ficou interditada por cerca de oito horas depois que um veículo pesado carregado com caixas de sabão tombou. O acidente causou reflexos em toda a cidade. Dias antes, um caminhão-tanque que levava gás butano (de cozinha) virou, de madrugada, na avenida do Estado, outra rota importante e de grande movimento, que dá acesso à região do ABC. O trânsito ficou travado até o começo da tarde daquele dia.
Caminhões de carga circulando pelas principais vias de uma metrópole como São Paulo são um problema não só para o trânsito, mas também para a segurança das pessoas. Por isso, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, hoje presidente nacional do PSD (Partido Social Democrático), adotou, em sua gestão, uma série de restrições à circulação de grandes caminhões no centro e em vias estruturais.
Os resultados foram positivos: o número de acidentes com caminhões vem diminuindo ano a ano. O último dado disponível, a comparação do primeiro trimestre de 2012 com o mesmo período de 2011, registra queda de 4% nos acidentes envolvendo caminhões em toda a cidade.
O impacto dos acidentes com caminhões sobre o trânsito é grande. Técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que faz a gestão do trânsito na cidade, citam que no caso de um acidente sem vítimas, a remoção de um caminhão leva pelo menos de 30 minutos. Porém, quando a ocorrência é mais grave, com vítimas ou tombamento de carga na pista, cada 15 minutos de interrupção de tráfego em uma via expressa provoca três quilômetros de lentidão.
Proibir o tráfego de veículos pesados em vias importantes tem ainda um segundo impacto positivo: abre-se espaço para os veículos que levam pessoas, para o transporte coletivo, e há uma importante contribuição para reduzir a emissão de poluentes por veículos pesados.
Foram várias as medidas adotadas para restringir a circulação de caminhões em São Paulo ao longo da gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura.
ZMRC – A primeira delas, em junho de 2008, foi a criação da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), uma área de 100 km² do centro expandido que passou a ser proibida ao tráfego de veículos pesados. Em 2010, a proibição se estendeu também a outras importantes vias – a Marginal Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes, Jornalista Roberto Marinho e algumas ruas e avenidas do bairro do Morumbi, na zona Sul, como as avenidas Giovanni Groncchi, Francisco Morato, Morumbi, Doutor Luiz Migliano, Doutor Guilherme Dumont Villares, Jacob Salvador Zveibel e João Jorge Saad, além das ruas Engenheiro Oscar Americano, Padre Lebret e Jules Rimet.
Para ajudar a manter o abastecimento dos estabelecimentos comerciais durante o dia, os VUCs (veículos de carga compactos, com até 6,3 metros de comprimento) foram liberados para circular.
Marginal Tietê e Minianel Viário – Em dezembro de 2011, Kassab estendeu as restrições também à Marginal Tietê e às vias que compõem o Minianel Viário – O Centro Expandido da cidade de São Paulo é uma área da cidade localizada ao redor do centro histórico, e delimitada pelo chamado minianel viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, mais as avenidas Salim Farah Maluf, Afonso d’Escragnolle Taunay, Bandeirantes, Juntas Provisória s, Presidente Tancredo Neves, Luís Inácio de Anhaia Melo e o Complexo Viário Maria Maluf. A fiscalização começou a ser feita em março de 2012. Caminhões não podem circular ali das 5h às 9h e das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 10h às 14h.
Horário ampliado – A circulação de veículos pesados sofreu novas restrições em dezembro de 2012. Foi ampliado o horário de proibição do tráfego na Marginal Pinheiros, avenida dos Bandeirantes, avenida Afonso D’ Escragnole Taunay e na avenida Jornalista Roberto Marinho. O veto passou a vigorar nessas vias das 4h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h, aos sábados, exceto feriados.
Cargas perigosas – O transporte de cargas perigosas também foi restringido, em setembro de 2011. Caminhões foram proibidos de circular das 5h às 10h e das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no Minianel Viário e no centro expandido.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/acoes-de-kassab-reduziram-acidentes-com-caminhoes-em-sao-paulo/
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