14/11/2020
O Partido Social Democrático chegará neste domingo à sua terceira participação nas eleições municipais com 1.641 candidaturas a prefeito e 36.719 postulantes a vereador, além de 1.365 candidatos a vice-prefeito. É o segundo partido com mais candidaturas nos 5.568 municípios do país, com 39.725, em que quase 148 milhões de eleitoras e eleitores escolherão seus representantes neste domingo, 15 de novembro, data adiada pela pandemia que ainda assusta o mundo.
O PSD ainda é um partido novo, prestes a completar dez anos de fundação, mas que já ocupa um espaço importante na política brasileira. “Temos a quarta bancada da Câmara e a segunda no Senado, tivemos um bom desempenho nas eleições municipais de 2016 e crescemos de lá para cá, com a filiação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que enxergaram no PSD um partido estruturado nacionalmente e que confere autonomia e apoio político para quem tem bons projetos, em defesa dos interesses da população”, afirma Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.
“Ganhar ou perder faz parte da disputa eleitoral, mas é fundamental que os partidos, e o PSD pensa assim, se apresentem com candidaturas próprias, para que o eleitor possa, cada vez mais, enxergar a linha de pensamento e os projetos que cada legenda defende”, acrescenta Kassab.
O PSD terá candidatos em 9 das 26 capitais. Os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e de Campo Grande, Marquinhos Trad, aparecem à frente nas pesquisas e tentam a reeleição. Em São Paulo, Andrea Matarazzo disputa a prefeitura com a deputada estadual Marta Costa como candidata a vice-prefeita. Há ainda candidaturas em Porto Alegre, Vitória, Belém, Manaus, Goiânia e Teresina. Das 95 cidades com mais de 200 mil eleitores, em que pode acontecer segundo turno, a sigla tem candidaturas a prefeito em 43.
Em eleição suplementar, os eleitores do Mato Grosso também escolherão neste domingo um senador, e o PSD está na disputa com Carlos Fávaro, líder nas pesquisas e que ocupa o cargo provisoriamente no Senado.
Em 2016, o PSD elegeu quase 550 prefeitos e mais de 4.600 vereadores em todo o país. Naquele pleito o partido teve 1.334 candidatos a prefeito e 25.915 candidatos a vereador. Ao todo, os candidatos do PSD a prefeito receberam 8 milhões de votos e os candidatos a vereador foram votados 6,5 milhões de vezes, num total de 14,5 milhões de votos.
Fique atento aos números na urna
Na hora da votação, você deverá escolher, na urna eletrônica, primeiro um candidato ao cargo de vereador. Cada candidato está identificado por um número de cinco dígitos, e os candidatos do PSD começam com 55. Quem preferir pode votar na legenda, preenchendo apenas os dois números do partido, como o 55 do PSD. O próximo passo é selecionar o seu candidato ao cargo de prefeito, com dois dígitos.
Os eleitores mato-grossenses deverão votar na seguinte ordem: vereador, prefeito e, por último, senador. Os 11 candidatos à vaga do Senado serão identificados, na urna eletrônica, por números de três dígitos. Fávaro é o 555.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/com-36-719-candidatos-psd-disputa-sua-3a-eleicao-municipal/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!