14/10/2020
As eleições municipais de 2020 podem entrar para a história como aquelas com o menor número de debates entre os candidatos desde a redemocratização. Vemos com profunda preocupação a decisão da maioria das emissoras de televisão do país de cancelar a realização de debates no primeiro turno por causa da pandemia do novo coronavírus.
Os debates cumprem um valioso papel para a democracia. Em todo o calendário eleitoral, são o único espaço que permite ao eleitor comparar, frente a frente, as propostas de cada candidatura.
A pandemia é a maior crise de saúde dos últimos cem anos, o que exige de todos nós, como sociedade, seriedade e comprometimento com rígidas regras sanitárias. Medidas que são imprescindíveis para salvar vidas e conter o avanço da doença. Mas entendemos que, respeitadas as normas sanitárias, não há motivo que justifique o cancelamento dos debates. A TV Band deu o exemplo que deveria ser seguido pelas demais emissoras. Em 1º de outubro, a emissora realizou debates em mais de uma dezena de cidades em todo o país.
Por essa razão, alertamos para os efeitos nocivos que os cancelamentos impõem ao processo eleitoral. Reiteramos, publicamente, o pedido para que tais decisões sejam revistas, mantendo o calendário inicial discutido e aprovado entre emissoras e partidos.
Os debates são peças-chave para eleições plurais e transparentes. Sem eles, quem perde é o eleitor. Sem eles, quem perde é a democracia.
Assinam:
PATRIOTA
PC do B
PDT
PSB
PSD
PSDB e coligação – MDB, DEM, PP, PL, CIDADANIA, PODEMOS, PSC, PROS, PV, PTC
PSL
PSOL e coligação – PCB, UP
PT
REDE
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/a-democracia-precisa-de-debates/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!