13/12/2024
Redação Scriptum com Diário do Comércio
O secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, um dos fundadores do PSD, defendeu nesta quinta-feira (12), em reunião do conselho consultivo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a mobilização do setor empresarial para a implantação do voto distrital misto no País. O encontro, que reuniu empresários de diversos segmentos, foi coordenado pelo presidente da entidade, Roberto Ordine, consultor do Espaço Democrático, fundação do PSD para estudos e formação política. Segundo o secretário estadual, a mudança no sistema eleitoral brasileiro tornaria mais próxima a relação entre o eleitor e seus representantes, reduziria custos de campanha e facilitaria a fiscalização das ações dos parlamentares. “Vamos ter uma piora no ambiente democrático se não cuidarmos de enraizar a representação na sociedade”, alertou Afif.
O sistema eleitoral misto combinaria os votos distrital e proporcional. O eleitor escolheria, por exemplo, o deputado de seu distrito e o partido de sua preferência, que teria uma lista prévia de candidatos. As cadeiras para os parlamentos seriam preenchidas, primeiramente, pelos candidatos eleitos no voto distrital. As remanescentes seriam distribuídas entre candidatos dos partidos mais votados.
Durante o encontro com os empresários, Afif mencionou o levantamento feito pelo instituto Datafolha em 2022, em que 64% dos entrevistados disseram não lembrar em quem tinham votado para deputado federal na eleição anterior. Ainda segundo a pesquisa, apenas 15% dos eleitores consultados acompanhavam regularmente os mandatos parlamentares. “Qual o vínculo que essa representação no Congresso Nacional tem com o representado? Vamos ter que fazer uma mobilização da sociedade civil organizada, não partidária, para fazer as mudanças que pretendemos”, frisou o secretário.
A reunião contou com as participações de representantes de entidades como a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). “A presença numerosa de entidades de classe na reunião da ACSP mostra que o setor empresarial está comprometido com pautas que permitam ao País avançar”, afirmou Roberto Ordine.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/afif-propoe-mobilizacao-empresarial-pelo-voto-distrital-misto/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!