Atual prefeito concentra ciclovias em regiões mais nobres


29/09/2016

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A atual gestão da Prefeitura fez da expansão da malha cicloviária uma de suas principais bandeiras de mobilidade. Mas o que se pode observar no mapa das vias para bicicletas é que elas foram implementadas principalmente nos bairros mais valorizados da cidade. Uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo aponta que, entre os mais pobres, que recebem até 2 salários mínimos, 83% nunca utilizaram uma ciclovia. Já entre os que recebem mais de 5 salários mínimos, este percentual cai para 63%.

Por outro lado, pesquisa do Metrô realizada em 2012 sobre os deslocamentos da população aponta que é a população que vive nas regiões periféricas que mais utiliza a bicicleta como meio de transporte. O líder é o extremo da Zona Leste, em bairros como Jardim Helena, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Vila Curuçá e Vila Jacuí. Mesmo assim, destes bairros apenas  Jardim Helena e São Miguel receberam ciclovias na atual administração. A maior parte ficou concentrada no Centro Expandido: República, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, Vila Mariana e Moema.

Gestão Kassab incentivou uso de bicicletas

ciclofaixa paulista (4)Durante a gestão de Gilberto Kassab à frente da Prefeitura, entre 2006 e 2012, a cidade de São Paulo recebeu grandes estímulos para o uso da bicicleta. Foram criados mais de 200 km de faixas para bicicletas, entre ciclovias, ciclorrotas, além da ciclofaixa de lazer, que opera aos domingos e feriados nacionais e obteve resultados tão positivos que tornou-se modelo para outras cidades do país, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Estudos realizados com frequentadores das ciclofaixas de lazer mostraram que, em seu cotidiano, quando voltaram a se locomover de automóvel, eles passaram a respeitar muito mais os ciclistas. A ciclofaixa é um processo educativo e de estímulo ao compartilhamento do espaço viário.

A ciclofaixa de lazer tem se mostrado ainda um excelente meio de os moradores de São Paulo conhecerem a própria cidade, pois seus trajetos, quando implementados, abrangiam as zonas Sul, Norte, Leste e Oeste da capital. Muitos ciclistas puderam descobrir e redescobrir os pontos tradicionais e turísticos do centro da cidade pela ciclofaixa de lazer. Isso sem falar que a ciclofaixa acaba criando um rastro positivo por onde passa: movimenta o comércio ao lotar bares, restaurantes e os pontos culturais, ao levar um novo público a museus e locais históricos.

Outra preocupação da gestão Kassab foi com a segurança dos ciclistas. Com esse foco, a Prefeitura criou em 2012 o Programa de Segurança ao Ciclista, que previa várias medidas de engenharia, fiscalização e de educação de trânsito. Um exemplo disso foi a criação de cursos na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para orientar e conscientizar os ciclistas sobre como se comportar no trânsito, por meio de aulas teóricas e práticas.

As empresas gerenciadas pela SPTrans (São Paulo Transporte) também passaram a oferecer treinamento específico para motoristas de ônibus sobre o convívio seguro com ciclistas no trânsito.

Outra medida criada em 2012 foi o Bike Sampa, programa de compartilhamento de bicicletas disponibilizadas em estações espalhadas pela capital paulista.  O programa previa a instalação de 300 estações com 10 bicicletas cada uma, totalizando 3 mil bikes à disposição dos paulistanos.

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