31/08/2016
As obras da nova sede da Biblioteca Municipal Sérgio Buarque de Holanda, em Itaquera, na Zona Leste, estão paradas há mais de 3 anos. O projeto, que recebeu menção honrosa na categoria Edifício-Projeto (institucional) na Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil de São Paulo, começou a ser executado durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab.
Entretanto, por problemas na execução das obras em 2011, a empresa que venceu a licitação teve o contrato rescindido e foi punida, para que a segunda colocada fosse convocada. Mas, de acordo com reportagem do jornal Agora São Paulo, desde que a atual gestão assumiu, em 2013, os trabalhos estão parados. De acordo com a apuração, o prédio apresenta sinais de abandono, inacabado, com vigas à mostra e mato alto.
A biblioteca foi transferida, de forma improvisada, para uma casa no mesmo terreno onde deveria estar o novo edifício. O processo está em disputa jurídica.
Reforma das bibliotecas municipais
A construção da nova sede da biblioteca Sérgio Buarque de Holanda fazia parte do Programa de Reformas de Bibliotecas. Até o final de 2012, a gestão Kassab realizou melhorias em 41 das 60 unidades administradas pela Secretaria Municipal de Cultura, com investimentos de R$ 15 milhões.
A gestão também fez a maior restauração no prédio e recuperação do acervo da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda mais importante do Brasil, que recebeu investimentos de mais de R$ 16 milhões para sua modernização, ampliação do espaço para o acervo, recebeu áreas climatizadas para sua melhor conservação.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/biblioteca-em-itaquera-esta-com-obra-parada-ha-tres-anos/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!