Com frota mais velha, avaliação do transporte piora na capital


Avaliação da SPTrans aponta que 23 das 32 empresas que operam o sistema são regulares e apenas 6 são boas. Dados apontam ainda queda no número de linhas, viagens realizadas e ônibus circulando.

16/10/2017

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O Índice de Qualidade do Transporte (IQT), avaliação mensal feita pela São Paulo Transporte (SPTrans) das empresas que operam o serviço na capital paulista aponta que apenas seis das 32 companhias tiveram desempenho bom em agosto. Essa avaliação, usada também na remuneração das empresas, apontava em janeiro 20 operadores com boa avaliação.

Já as empresas consideradas regulares passaram de 11 para 23 neste período, enquanto as que tiveram nota ruim passaram de uma para três. Este período coincide com o aumento da idade média da frota, que agora é de seis anos, a maior desde 2006, de acordo com reportagem do Estado de S. Paulo. Há coletivos circulando com mais de 10 anos de fabricação, o que fere os contratos firmados com a SPTrans.

De acordo com a reportagem, os passageiros reclamam da demora no tempo de viagem, com o cancelamento de linhas que obrigam a mais baldeações, e mais demora entre as partidas na mesma linha. No primeiro semestre deste ano, 33 linhas foram canceladas e apenas 13 abertas.

De janeiro a agosto de 2017 foram registradas 1,909 bilhão de viagens (cada vez que a catraca é girada), 22 milhões a menos do que no mesmo período de 2016. O número de ônibus em circulação também caiu, de 14,7 mil para 14,4 mil. Mesmo assim, o custo do sistema continua subindo: de janeiro a setembro deste ano já foram gastos R$ 337 milhões a mais do que no período de 2016. Uma das causas para esta situação é a demora em realizar uma nova licitação para o serviço, contratado em 2003 e operando de forma emergencial atualmente.

Kassab melhorou o transporte na capital

A gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo fez amplos investimentos em estrutura para o transporte público, inaugurou corredores de ônibus, ampliou o número de faixas exclusivas e aumentou a oferta de lugares nos coletivos.

Entre 2006 e 2012, o número de passageiros transportados pelo sistema de ônibus municipais cresceu 10,5% e o número de lugares nos coletivos aumentou em 13,7%. Nesse período, quase 90% da frota de ônibus foram renovados. A idade média da frota em 2012 era de 5,1 anos (ônibus maiores, das concessionárias) e de 3,2 anos (veículos menores, dos permissionários). Em janeiro de 2005, eram 297 veículos com algum tipo de acessibilidade. Em 2012, esses veículos somavam 8.604, ou 57,3% do total.

Em 2006, em parceria com o governo do Estado, foi feita a integração, por meio do Bilhete Único, com o sistema sobre trilhos, no qual a Prefeitura concede desconto de 26% na parcela da tarifa do ônibus na integração com Metrô e CPTM.

Durante sua gestão, foram inaugurados 11,8 km de corredores; Expresso Tiradentes e a extensão do corredor Vereador José Diniz. Deixou para seu sucessor licitação concluída para a implantação de 68,5 km de corredores de ônibus. Implantou ainda 100 km de faixas exclusivas e deixou projetos concluídos para outros 40 km. Com medidas adotadas em 2011, obteve um aumento de cerca de 10% na velocidade dos ônibus.

Kassab aplicou também R$ 1 bilhão em recursos municipais na expansão do Metrô, administrado pelo governo estadual, e deixou reservado outro R$ 1 bilhão para esse fim.

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