26/06/2013
A vice-prefeita de Amsterdam, Carolien Gehrels, testou e aprovou a ciclovia da Avenida Faria Lima, construída e entregue na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab e atual presidente nacional do PSD. “Tem mão dupla, bons semáforos e está distante dos carros e dos ônibus. É ótima”, afirmou à reportagem do SPTV, exibido pela TV Globo.
Em relação às ciclofaixas, ela disse que “são um bom começo”, mas que é preciso decisão para incluir bicicletas como meio de transporte. De acordo com Carolien, a impressão é que, no Brasil, as pessoas ainda não se acostumaram com as bicicletas no trânsito. Em Amsterdam, são 500 km de ciclovias e 40% da população local usa a bicicleta como meio de transporte para ir voltar do trabalho – 40% utilizam o transporte público e 20%, carros.
Inclusão – As bicicletas começaram a ser incluídas de forma sistemática no sistema viário da cidade na gestão Kassab. Como as vias definitivas demoram mais para serem implementadas, sobretudo numa cidade com as características geográficas de São Paulo, a decisão foi investir nas ciclofaixas operacionais de lazer.
Além de estimular a convivência pacífica entre ciclistas, carros e ônibus, a meta da gestão Kassab era ampliar, gradativamente, o funcionamento das ciclofaixas e, em alguns anos, torná-las definitivas. A gestão Kassab deixou a cidade com 245,31km de malha cicloviária, integrada por ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas definitivas e ciclofaixas operacionais de lazer.
As ciclovias existentes somam 63,21 km – Rio Pinheiros (CPTM) – 21,5 km; Parque Linear do Alto Tietê; 11,41 km; Radial Leste,12 km; Adutora Rio Claro (São Mateus), 7 km; Butantã (Avenida Afrânio Peixoto), 0,3 km; Represa Guarapiranga, 3 km; Av. Braz Leme, 6 km e na Av. Faria Lima, 2 km -, as ciclorrotas 58 km- Brooklin (15 km), Butantã (0,5 km), Moema (6,5 km), Lapa (18 km), Mooca (8 km) e Vila Mariana (10 km) -, ciclofaixa permanente 3,3 km- Moema – e 120,8 km de ciclofaixas operacionais de lazer.
Pesquisa – Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo, o núcleo de pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris), em novembro do ano passado com 480 usuários, mostrou que a maioria aprova as ciclofaixas e atribuem nota média de 8,8. Para 46% dos entrevistados, a nota foi 10.
De acordo com o levantamento, 70,4% frequentavam as ciclofaixas semanalmente, 72,3% dos usuários são homens, 94,6% residem na capital e 91,3% utilizam bicicleta própria. A maioria dos usuários tem idade entre 30 e 39 anos (31,9%) e 40 e 49 anos (26,3%). Eles pedalam sozinhos (36,9%), com familiares (35,4%) e com amigos (25%). E 36,9% visitam atrativos turísticos durante o passeio, como os Parques e o Centro Históricos foram os mais citados.
O sucesso e aprovação dos usuários está despertando o interesse de cidades de outros Estados, que estão “importando” as ciclofaixas. Em março deste ano, o Estadão publicou reportagem informando que capitais e cidades do interior de São Paulo já estavam adotando ou planejando a implantação de ciclofaixas.
De acordo com a reportagem, no Recife foi inaugurada uma no início deste ano. A extensão é de 20 km e inclui rotas que ligam as zonas sul e norte da cidade e a área histórica da capital do Estado. Na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a ciclofaixa tem 4,5 km e funciona aos domingos, entre 14h e 20h.
Para saber mais, clique aqui e aqui.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/em-sao-paulo-vice-prefeita-de-amsterdam-elogia-ciclovia-da-gestao-kassab/
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