10/02/2014
O presidente nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi recebido com festa no encontro mensal do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto do Ipiranga (MSTI), realizado neste domingo (9) na quadra da escola de samba Imperador do Ipiranga, na Zona Sul da cidade. Kassab, que estava acompanhado pelo líder do MSTI Maksuel José Costa, pela ex-secretária-adjunta de Habitação Elisabete França, e o líder da bancada do PSD na Câmara, vereador Police Neto, foi convidado a subir ao palco pelos dirigentes do MSTI e foi aplaudido pelas mais de mil pessoas presentes.
As lideranças agradeceram os avanços e as parcerias realizadas durante a gestão Kassab na Prefeitura de São Paulo. Na administração anterior, foram construídas cerca de 1,5 mil moradias no entorno de Heliópolis.
Heliópolis – Com verba proveniente da Prefeitura e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Habitacional, o projeto contempla 13 prédios cilíndricos – com quatro apartamentos em cada um dos cinco andares – interligados por um espaço composto por duas creches, duas escolas (uma de Ensino Infantil e outra de Fundamental) e uma área esportiva. “Os Redondinhos – como são carinhosamente chamados – carregam o conceito de uma educação como centro da vida”, afirmou o arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo projeto em entrevista publicada em novembro de 2013 pelo portal Aprendiz.
“É uma grande alegria retornar a Heliópolis e ver que os investimentos que fizemos mudaram e continuarão melhorando a vida de pessoas como vocês, que batalham para ganhar a vida”, afirmou Kassab. “Antes as pessoas diziam que moravam em São João Clímaco, agora elas dizem que moram em Heliópolis. Ou seja, Heliópolis virou um bairro muito importante”, completou.
Para se ter ideia, o Censo de 2010 apontou que Heliópolis possui 120 mil habitantes, população equivalente uma cidade do porte de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com Elisabete França, além de investir na construção de moradias populares, na gestão Kassab também foram canalizados córregos que, na época das chuvas, transbordavam e causavam transtorno na região. Exemplo disso foi o córrego Sacomã, que teve um trecho retificado na altura da Rua Alencar Araripe com a Estrada das Lágrimas. O traçado do córrego tinha curvas muito fechadas nesta região, fazendo com que o escoamento da água ficasse muito lento.
Com a retificação do traçado e ampliação das galerias de águas pluviais a drenagem melhorou e a água escoa mais facilmente. Também foi instalado um grande ralo na Estrada das Lágrimas para melhorar a captação e o escoamento da água da chuva. “Agora acabaram as enchentes. Antes, as águas da chuva chegavam até a minha casa”, comemorou, em maio de 2010, o comerciante Everaldo Xavier, morador da região.
O córrego Sacomã tem cerca de 640 metros de extensão. Ao longo do córrego canalizado, na margem direita, foi aberto um viário onde foram construídas 264 unidades habitacionais e 13 comércios destinados ao atendimento das famílias removidas de áreas de risco ou afetadas pelas obras. As obras levaram em conta o acesso dos moradores da região à infra-estrutura e a melhoria de habitabilidade, de saúde e do meio ambiente.
“Investimos na construção de moradias, ousamos com projetos diferenciados, urbanizamos boa parte da região e também agimos em córregos para reduzir as enchentes e inundações”, afirmou Elisabete França, que foi homenageada pelo seu aniversário.
Política habitacional premiada – Os benefícios trazidos aos paulistanos pelos programas habitacionais da gestão Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo foram reconhecidos por algumas das mais importantes organizações mundiais dos setores de habitação, arquitetura e urbanismo.
O prêmio mais relevante foi entregue ao Programa de Urbanização de Favelas, que recebeu, em setembro de 2012, nada menos que o Scroll of Honour Award da UN-Habitat, a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para habitação. O prêmio, o mais importante do mundo no setor, reconhece iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo.
O Programa de Urbanização de Favelas recebeu 11 prêmios no total e foi destaque nas bienais de arquitetura de Veneza (Itália) e Roterdã (Holanda), as duas principais do mundo.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/kassab-e-recebido-com-festa-em-reuniao-do-movimento-sem-teto-do-ipiranga/
É possivel implantar uma politica habitacional, antes de começar e crescer favelas.