Ecologia

Maior trilha de SP tem parques da gestão Kassab


Parques naturais Cratera de Colônia, Varginha, Itaim, Jaceguava e Bororé são destaques em novo projeto de turismo ecológico da prefeitura de São Paulo

25/04/2025

FacebookTwitterWhatsApp

O Parque Bororé fica em área próxima à represa Billings; vegetação é composta por castanhas do maranhão e embiruçus, entre outras espécies de árvores.

 

 

Edição Scriptum com jornal O Estado de S.Paulo

Cinco parques naturais entregues no governo do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab — atual secretário estadual de Governo e Relações Institucionais e presidente nacional do PSD — estão entre as principais atrações da Trilha Interparques, inaugurada no último dia 12 pela prefeitura da capital paulista. Localizada na zona Sul, a trilha é a maior da cidade, com 182 quilômetros. Além dos parques que foram implantados entre 2007 e 2012 por Kassab (Cratera de Colônia, Varginha, Itaim, Jaceguava e Bororé), durante a gestão do ex-secretário do Verde e Meio Ambiente Eduardo Jorge, o passeio oferece aos visitantes a possibilidade de contemplarem outros espaços verdes, como o Parque Estadual Várzeas do Embu-Guaçu e o Parque Estadual da Serra do Mar. A trilha termina na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Curucutu.

“A criação desses parques fez parte de um conjunto de políticas públicas na gestão 2005/2012 que incluiu a expansão de áreas verdes protegidas – passando de 33 parques existentes para 99 unidades, de 15 milhões de metros quadrados para 45 milhões. Foram ações de proteção de mananciais produtores de águas, nascentes e córregos, saneamento de 100 córregos e a criação de parques lineares, além da defesa da biodiversidade na cidade e da adaptação às mudanças climáticas, gerando mais bem-estar para as populações de muitos bairros, que passaram a ter acesso ao lazer nas áreas verdes”, afirma Eduardo Jorge.

Matéria publicada na sexta-feira (18) pelo jornal O Estado de S. Paulo exalta a beleza da trilha e destaca a relevância do projeto. “Essa iniciativa é fundamental para conseguirmos manter e preservar essas áreas verdes. Sem atrair os olhos da população para a importância que temos nessa região, seria muito mais difícil preservarmos e conservarmos toda essa qualidade da região”, afirmou o coordenador dos parques naturais municipais, Wellington Favaro, em entrevista concedida ao jornal.

Segundo o texto, em alguns trechos do passeio é possível ver a transição da Mata Atlântica para o Cerrado, com espécies como cedro-rosa, cambuci, palmito-juçara e araucária. Além da flora, a trilha encanta os visitantes pela fauna exuberante, em que se destacam animais como bugios-ruivos, quatis, caxinguelês e o tangará-dançarino.

O percurso oferece píeres com vista para a represa Billings, áreas para piquenique, entre outros atrativos. A Trilha Interparques conta, ainda, com pontos de apoio aos visitantes e equipe de vigilância patrimonial 24 horas, que pode acionar a Guarda Civil Metropolitana em casos de emergência.

Parques

Criado em 11 de junho de 2007, o Parque Cratera de Colônia tem área de 528.370 metros quadrados e fica no interior de uma cratera formada há 35 milhões de anos pelo impacto de um corpo celeste. Um dos cinco monumentos geológicos paulistas, juntamente com o Parque Estadual do Alto Ribeira, o Varvito de Itu, a Rocha Mountonné e os Geiseritos de Anhembi, a cratera apresenta 3,6 quilômetros de diâmetro e 400 metros de profundidade. O local reúne grande diversidade de espécies da fauna e da flora típicas da Mata Atlântica.

Localizado em área de 4.612.046 metros quadrados, ao norte do centro de Parelheiros, o Parque Municipal Natural do Itaim foi criado em 2012 e situa-se a 30 quilômetros da região central da capital paulista. Na vegetação do local destacam-se cedros, castanhas-portuguesas, pinheiros-do-Paraná, entre outras espécies de árvores.

Os outros três parques naturais — Varginha, Jaceguava e Bororé — foram criados em 14 de fevereiro de 2012 por decretos municipais. Situado no bairro Chácara Santo Amaro, o Varginha tem área de 4.190.362 metros quadrados. Formado por fragmentos da Mata Atlântica, o parque é relevante para a região por estar em uma faixa de transição entre a frente de expansão urbana do distrito do Grajaú e as áreas mais preservadas do extremo Sul de São Paulo.

O Jaceguava fica às margens da represa de Guarapiranga, tem área de 3.381.888 metros quadrados e faz parte da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Na flora do parque destacam-se árvores de espécies como embaúba, jacarandá-trepador e palmito-juçara.

E o Bororé, que tem 2.009.791 metros quadrados, fica em área próxima à represa Billings e aos bairros Santa Tereza e Chácara Santo Amaro. A vegetação é composta por castanhas do maranhão e embiruçus, entre outras espécies de árvores.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário!




Tem notícia do PSD? Mande para a gente!

    Ao enviar meus dados, estou de acordo com a utilização deles para fins de comunicação.

    Ou envie por email para redacao@psd.org.br

    FacebookTwitterWhatsApp