Novo Sesc inicia construção no Pq. Dom Pedro II


Projeto faz parte da requalificação da região do Brás, idealizado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab em 2009. Depois da unidade temporária, prédio definitivo deve ser concluído até 2025

23/09/2021

FacebookTwitterWhatsApp

Projeto do novo Sesc Parque Dom Pedro II (UNA Arquitetos)

A unidade definitiva do Sesc Parque Dom Pedro II começa a sair do papel. Um projeto ambicioso iniciado pela Prefeitura de São Paulo em 2009, durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, com a demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio e que teve a concessão da área ao Serviço Social do Comércio como parte da requalificação daquela região no Brás. O local chegou a receber uma unidade provisória do Sesc, em 2015. A expectativa agora é que a sede definitiva esteja concluída em 2025.

De acordo com informações de reportagem do jornal Agora SP, o edifício, projetado pelo escritório UNA Arquitetos, contará com sala de espetáculos, espaços de convivência e para oficinais, piscinas, quadras, e uma cafeteria, além de jardins e áreas arborizadas.

A nova unidade do Sesc integra o projeto de revitalização do Parque Dom Pedro II, idealizado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab e anunciado em 2011. O projeto incluía mudanças no sistema viário, um terminal intermodal, unidade do Senac, um novo centro de compras, mais vagas de estacionamento e obras de drenagem, e a criação de um parque linear. Trata-se de plano amplo que previa diretrizes para a reocupação do local.

O projeto de revitalização da região foi elaborado pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), ligada à Universidade de São Paulo (USP). As primeiras obras começaram em setembro de 2010 com a demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio e de outras 33 pequenas edificações do entorno.

Projeto do novo Sesc Parque Dom Pedro II (UNA Arquitetos)

“É a realização de um sonho antigo. Vai ser um projeto importante para a região, que é carente de atividades culturais e sociais”, diz Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc no Estado de São Paulo, ao jornal. Próximo ao Mercado Municipal da Cantareira, o Mercadão, e da tradicional zona cerealista da capital paulista, a expectativa é receber entre 2.500 a 3.000 pessoas por dia para as atividades presenciais.

“O Sesc para aquela região foi concebido como uma lanterna para aquele lugar. É um projeto pensado para valorizar toda a dimensão pública que o Parque Dom Pedro tem e valorizar a região em todas as suas multiplicidades de elementos e valores”, destaca Fernanda Barbara ao Agora, coordenadora do projeto ao lado do arquiteto Fábio Valentim.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário!




Tem notícia do PSD? Mande para a gente!

    Ao enviar meus dados, estou de acordo com a utilização deles para fins de comunicação.

    Ou envie por email para redacao@psd.org.br

    FacebookTwitterWhatsApp