03/05/2016
O que deveria ser um túnel exclusivo para ônibus, ligando o corredor Radial Leste ao Parque Dom Pedro II, virou mais uma demonstração da incapacidade administrativa da atual administração municipal de São Paulo. De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo , o canteiro de obras, paralisadas, virou abrigo para usuários de crack. Além de usarem drogas livremente, há relatos de aumento de assaltos com o uso de armas brancas na região.
Os usuários já fizeram portas improvisadas nos tapumes, para entrar e sair do local sem serem incomodados. As obras, orçadas em R$ 150 milhões, foram paralisadas a pedido do Tribunal de Contas da União, de acordo com a Prefeitura, que apontou problemas no projeto, anunciado um ano e meio atrás, e que faz parte das obras do corredor de ônibus da Radial Leste. Infelizmente, essas são as únicas intervenções municipais no local, que já poderia viver uma nova realidade caso o plano de investimentos para a região tivesse sido mantido.
Em 2009, a Prefeitura de São Paulo, elaborou um ambicioso projeto para esta região, para revitalizar e transformar o Parque Dom Pedro II em um polo cultural. Elaborado em parceria com a USP, ele previa não só obras viárias e de drenagem, mas a construção de um Sesc e dois museus, o da história de São Paulo e o da Polícia Militar, além de um novo centro de compras e um estacionamento para dar maior dinamismo ao eixo comercial da rua 25 de Março.
Apesar da importância histórica e do projeto ser de longo prazo, a iniciativa para sua revitalização parece ter sido abandonada pela Prefeitura, assim como os projetos de assistência social que foram implantados naquele local. O Espaço de Convivência que funcionava ali foi o pioneiro em oferecer atendimento às pessoas em situação de rua que recusam os demais serviços de acolhida oferecidos, vinha obtendo resultados importantes, até ser fechado pela atual gestão.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/obra-abandonada-vira-cracolandia-no-pq-dom-pedro-ii-no-centro/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!