Obras dos novos CEUs estão paradas ou em ritmo lento


Com apenas uma unidade entregue de 22 prometidas, Centros Educacionais Unificados previstos para serem inaugurados neste mês estão com obras quase paralisadas. Andrea Matarazzo defende investimentos na Educação.

14/12/2016

FacebookTwitterWhatsApp

A 17 dias do fim da atual gestão municipal, a Folha de S. Paulo relata que as obras de construção das novas unidades dos Centro Educacionais Unificados (CEU) consideradas mais adiantadas pela administração estão praticamente paradas. Dos 22 novos CEUs que foram prometidos para estarem em funcionamento até o fim deste ano, apenas um foi entregue. Entretanto, o CEU Heliópolis já estava pronto para as aulas ainda na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, encerrada em 2012.

“Se não investirmos em educação de qualidade, nunca poderemos dar um futuro melhor para a capital. Vamos torcer e cobrar da próxima gestão mais eficiência e serviços de qualidade”, afirmou o vereador Andrea Matarazzo. “Chegamos ao final de 2016 e a Prefeitura, que deveria ter entregue 22 novas unidades do CEU, só entregou uma”, lamentou.

Das outras 21 unidades prometidas, relata a Folha, 14 estão em obras e sete nem saíram do papel. Unidades previstas para serem concluídas neste mês, como no CEU Tatuapé/Carrão, na Zona Leste, estão com trabalhos em ritmo lento ou mesmo paradas. No caso do Tatuapé, os trabalhos estão parados há duas semanas. No local, há uma parte só com colunas erguidas. Quatro das oito obras citadas pela prefeitura como em estado avançado, estão na verdade atrasadas.

As obras do CEU Parque do Carmo, Zona Leste, passaram a andar mais devagar depois das eleições, relata o dono de uma empresa que funciona ao lado do canteiro. Um operário admitiu que o trabalho ainda deve durar um ano. Na Vila Prudente, também na Zona Leste, o novo CEU deveria ter sido inaugurado em 7 de dezembro, mas ainda há muito a ser feito. Os funcionários afirmam que foram recontratados há duas semanas, quando as obras foram retomadas, depois de terem sido dispensados por falta de pagamentos da Prefeitura. Na Zona Norte, o CEU Novo Mundo deveria ter sido entregue dia 6, mas quase não há atividades no canteiro de obras.

Kassab construiu 25 novos CEUs com novo projeto

A ampliação e qualificação dos CEUs (centros de educação unificados) foram marcas da gestão Kassab. Entre 2005 e 2012 foram construídos e inaugurados 24 novos CEUs e o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. Assim, ao final da gestão Kassab, São Paulo tinha 45 CEUs, que contam com um Centro de Educação Infantil (CEI), para crianças de zero a 4 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), para alunos de 5 e 6 anos, e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), além de equipamentos culturais e esportivos. Todos eles têm quadras, piscinas e teatro, por exemplo. Cada CEU recebia, durante a gestão Kassab, cerca de 60 mil pessoas por mês em suas 4.500 atividades mensais.

Kassab aprimorou o método construtivo dos CEUs para qualificar seu uso. As áreas esportiva e cultural ficaram mais distantes das escolas. Essa mudança simples permitiu atividades simultâneas: enquanto um grupo de crianças usa a piscina e a quadra, outras podem assistir aulas normalmente. As creches mudaram para o pavimento térreo, para que as crianças menores não precisem subir escadas. O bloco pedagógico ganhou acesso independente das áreas esportiva e cultural, melhorando a circulação.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário!




Tem notícia do PSD? Mande para a gente!

    Ao enviar meus dados, estou de acordo com a utilização deles para fins de comunicação.

    Ou envie por email para redacao@psd.org.br

    FacebookTwitterWhatsApp