Redução de velocidade iniciada na gestão Kassab mostra bons resultados nas marginais


Número de acidentes com vítimas nestas vias apresentou queda de 38,5% no último ano

20/07/2016

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Um ano após ser implantada na capital paulista, a redução da velocidade nas Marginais do Tietê e do Pinheiros apresentou queda de 38,5% no número de acidentes com mortos e feridos, e 8,7% na lentidão das vias.

A redução de velocidade nas marginais é recente, porém, a iniciativa de padronizar e reduzir a velocidade começou em fevereiro 2010 durante a gestão Gilberto Kassab, quando a CET implantou o Programa de Padronização de Velocidade em oito vias importantes da cidade, expandindo posteriormente para mais 262 ruas e avenidas da capital.

Outro passo importante dado pela gestão Kassab para contribuir com a redução de mortes nas ruas da capital foi o Programa de Proteção ao pedestre, que visava reduzir o número de mortes através de ações educativas para provocar uma mudança de comportamento de motoristas e pedestres com relação à travessia de vias.

Em 2012, um estudo realizado pela CET apontou redução de 38% no número de acidentes e atropelamentos nas avenidas Rubem Berta e 23 de maio. Na Zona Norte, entre as avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, Tiradentes e o Túnel Anhangabaú, os acidentes tiveram redução de 26%. Agora o sucesso se repete também nas marginais.

 

Contrapartida

Com a justificativa de aumentar a fiscalização após a medida, a Prefeitura de São Paulo, de 2013 a 2016, aumentou em 405% o número de radares fixos na cidade, passando de 19 para 96, além de 10 radares pistola que funcionam em 35 pontos de revezamento.

Segundo o professor da Universidade Mackenzie, Luiz Vicente de Mello Filho, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, investimentos isolados em fiscalização sem foco na educação e conscientização dos motoristas não ataca a causa do problema, pelo contrário, estes continuam seguindo em alta velocidade, freando bruscamente quando avistam os radares.

 

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