09/02/2018
O prefeito de São Paulo sancionou nesta semana a lei que cria o Parque Municipal do Minhocão. O processo será gradativo: em 30 dias, o elevado passará a fechar aos sábados e, em 90 dias, passará a fechar 1h30 antes nos dias de semana, passando das 21h30 para 20h. O projeto de lei, aprovado na Câmara Municipal em dezembro de 2017, foi proposto pelo vereador José Police Neto, do PSD.

Lei cria o Parque Minhocão e prevê mudanças gradativas no horário de funcionamento da via para carros.
De acordo com o texto, em até 30 dias a contar de quinta-feira (8), o elevado passará a fechar também aos sábados, além de domingos e feriados, como já ocorre. Em 90 dias mudam as regras durante os dias úteis. Pela manhã, seu funcionamento começa meia hora mais tarde, às 7h. Durante a noite, passará a fechar às 20h, uma hora e meia antes do horário atual. Desde 2015, o Minhocão passou a fechar aos sábados às 15h.
O prefeito vetou, porém, os artigos que previam o fechamento da via em períodos de férias escolares, nos meses de julho e janeiro, e, num prazo de até 20 anos, sua completa demolição. Police Neto diz que tentará convencer o Executivo a voltar atrás sobre o fechamento nos períodos de férias. “Acredito que essa questão vai ser superada. Acho que conseguimos”, afirma.
O texto prevê que a administração municipal terá de apresentar, em até dois anos, um projeto de intervenção urbana (PIU), com a previsão de transformação parcial ou integral do local em parque. Este projeto também fará propostas para o entorno do parque.
De acordo com o vereador, o PIU vai garantir a “recuperação gradativa do entorno do Minhocão”. “Já existe a Operação Urbana Centro. É um elemento que, agora associado ao PIU, pode dar uma energia nova e diferente à Santa Cecília. Agora vemos um parque que ganha consistência, gestão e conselho. É um passo bastante importante e coloca São Paulo alinhada com uma tendência mundial de cidades”, diz Police.
Link: https://psd-sp.org.br/saopaulo/sancionado-projeto-de-police-neto-que-reduz-funcionamento-do-minhocao/
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário!