Santos adota projeto criado por Kassab na segurança pública


A Operação Delegada, programa de reforço no policiamento urbano criado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, quando prefeito de São Paulo, continua se espalhando pelo Estado. Santos acaba de adotar o programa, parceria institucional com a Polícia Militar por meio da qual os policiais prestam serviços ao município em seus horários de folga.

15/05/2014

FacebookTwitterWhatsApp

A Operação Delegada, programa de reforço no policiamento urbano criado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, quando prefeito de São Paulo, continua se espalhando pelo Estado. Desde a tarde desta quinta-feira (16), Santos adota o programa, parceria institucional com a Polícia Militar por meio da qual os policiais prestam serviços ao município em seus horários de folga. Com o acordo, os PMs podem trabalhar até 96 horas por mês para o município, pondo fim aos “bicos” ilegais.

O convênio entre a Prefeitura de Santos e a PM vai mobilizar, inicialmente, 40 policiais, escalados em locais e horários escolhidos pela Secretaria de Segurança e a Polícia Militar com base em estatísticas criminais. “O número de policiais será aumentado muito em breve. Já estamos em estudos para isso”, disse o secretário de segurança, Sérgio Del Bel ao portal G1 (Leia aqui a reportagem).

A Operação Delegada foi criada por Gilberto Kassab, pré-candidato ao Governo de São Paulo pelo PSD nas eleições deste ano, em seu segundo mandato como prefeito de São Paulo. Medida inédita no País, chegou a mobilizar 4.300 policiais, que faziam o patrulhamento dos principais corredores comerciais da cidade.

A eficácia do programa em São Paulo pode ser comprovada por meio não só do aumento da sensação de segurança das pessoas, mas especialmente pelos números. O combate ao comércio ambulante ilegal trouxe como consequência a redução da criminalidade. Na rua 25 de Março, maior corredor comercial do Brasil, houve redução média de 59% no número de roubos. Áreas comerciais das subprefeituras da Mooca, Santo Amaro e Sé chegaram a registrar queda de 70% na criminalidade. Ao longo da gestão Kassab, a Prefeitura de São Paulo investiu R$ 663 milhões na Operação Delegada.

O projeto deu tão certo que 17 outras cidades do interior do Estado adotaram a Operação Delegada antes de Santos. Municípios como Mogi das Cruzes, Sorocaba, Andradina, São José do Rio Preto e Assis. Outros 40 estão negociando com a Polícia Militar.

Kassab tem defendido, desde que deixou a Prefeitura de São Paulo e se dedicou ao comando do PSD, que o Governo do Estado deve assumir os custos da Operação Delegada e abri-la para todos os municípios do Estado de São Paulo. Esta é, inclusive, uma das propostas que o partido colocou em seu Plano de Governo para o Estado de São Paulo, na seção de segurança pública. Recentemente, o ex-prefeito escreveu artigo para a Folha de São Paulo (leia aqui) no qual defende ideias para o setor.

Policiais da Operação Delegada

Policiais da Operação Delegada

O vereador do PSD em São Paulo Coronel Camilo, que foi comandante-geral da Polícia Militar do Estado por três anos e foi peça importante na implementação do projeto em São Paulo também defende que todos os municípios paulistas possam ter a sua Operação Delegada. “O modelo é um sucesso que precisa continuar e progredir”, diz ele.  “É uma iniciativa em que todos ganham. O policial, que trabalha fardado e protegido pela lei; o Estado, que conta com mais policiais nas ruas; a Prefeitura, que resolveu um problema crônico da cidade; e, principalmente o cidadão, que pode fazer suas compras e caminhar com mais segurança”.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário!




Tem notícia do PSD? Mande para a gente!

    Ao enviar meus dados, estou de acordo com a utilização deles para fins de comunicação.

    Ou envie por email para redacao@psd.org.br

    FacebookTwitterWhatsApp