Summit Mobilidade: Police cobra investimentos na periferia


O vereador cobrou no encontro o planejamento integrado do transporte coletivo com diferentes modais e interlocução entre poder público e privado para dar maior eficiência ao sistema

20/08/2020

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Em debate realizado no Summit Mobilidade Urbana 2020, maior evento do setor na América Latina, o vereador Police Neto cobrou o planejamento integrado do transporte coletivo com diferentes modais e interlocução entre poder público e privado para dar maior eficiência ao sistema. “A solução é cobrar mais, mas ser mais eficiente”, declarou o parlamentar durante o painel “Diversificar Opções de Deslocamento”. Mediado pela jornalista Mariana Barros, o painel contou ainda com a participação da secretária de Mobilidade e Transportes, Elisabete França, da diretora de Desenvolvimento de Negócios da MasterCard, Fernanda Caraballo, e do presidente da CCR Mobilidade, Luís Valença.

Valença apontou a necessidade de planejar o transporte com alcance metropolitano em cidades como São Paulo. “O passageiro quer sair de Santo André e ir para Taboão da Serra, passando por dentro da cidade de São Paulo. Precisamos falar de uma política de transporte metropolitana para tornar o transporte público mais dinâmico.”

Para uma cidade realmente integrada, destacou Elisabete França, é necessário diversificar os diferentes meios de locomoção, priorizando o investimento em modais ativos de locomoção, como o uso das bicicletas e a adequação das calçadas nesse momento pós-pandemia. Ela defendeu ainda a necessidade de se buscar novas maneiras de financiar o transporte coletivo. “Os carros individuais, para circular na cidade, deverão dar uma contribuição para o sistema de transporte público”.

Ao comentar a tese, Police afirmou que essa hipótese é improvável. “Não adianta pensar que, num momento pós-pandemia no qual a população está mais pobre, seja possível tirar mais dinheiro dela”. Também por isso ele acredita na busca da eficiência e no uso da tecnologia. “Não tem bala de prata”, mas é urgente diversificar as soluções para não apenas melhorar os deslocamento, mas reduzir sua necessidade. É o que promove o home office, por exemplo, que pode ter alto impacto nas políticas de mobilidade e sustentabilidade, eliminando a necessidade de se dirigir à sede da empresa para exercer a jornada. O trabalho remoto é um exemplo de uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, de fortalecimento da economia local e descentralização. “Precisamos também incentivar os investimentos em áreas como as avenidas São Miguel, Raimundo Pereira de Magalhães, Sapopemba. Com isso criamos regiões de desenvolvimento nos bairros, o que também reduz distâncias”, afirma o vereador.

Um grande destaque do evento foi Kenneth Kruckemeyer, sócio da Strategies for Cities. Arquiteto formado pela Universidade de Princeton, Kruckemeyer trabalhou em diversos projetos para tornar as cidades realmente acessíveis e atrativas para pessoas. Ele lembra que “a mobilidade não se trata apenas de acessibilidade, mas também de atividade humana”. Kenneth argumentou que o processo de empoderamento da sociedade para que esta participe do planejamento da mobilidade urbana é essencial para fazer com que as cidades sejam integradas, e os diferentes tipos de modais possam coexistir.
Assista ao painel “Diversificar opções de deslocamento”, do qual participou Police Neto.

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