Gustavo Sanchez-Palencia vai falar sobre como as grandes bases de dadas podem auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas.

Os bigdatas, como são chamadas as gigantescas bases de dados, criam a possibilidade de formular, implementar e monitorar políticas públicas para enfrentar a rápida urbanização sobre ecossistemas, recursos e serviços públicos. Eles são o tema de mais um debate da série Encontros Democráticos, realizada pelo Espaço Democrático – Fundação para Estudos e Formação Política do PSD.

Quem vai falar sobre o assunto, nesta quinta-feira (6), é o empreendedor Gustavo Sanchez-Palencia, criador de start-ups, co-fundador da comunidade Alto Tietê Valley e presidente do Polo Digital Alto Tietê. O encontro será às 15h30 na sede do Espaço Democrático – rua Santo Antonio, 182, 14º andar.

“A rápida urbanização está colocando uma pressão significativa sobre os recursos e serviços das cidades já sobrecarregadas sobre os ecossistemas que os apoiam”, diz Palencia. “Em resposta, os líderes da cidade e sua crescente rede de parceiros estão se voltando para as iniciativas Smart Cities para transformar seus sistemas, serviços e operações.”

Palencia é fundador de três start-ups (AIDAX – Big Data Analytics, AZPay – Gateway de Pagamento Inteligente e Yebo API e-Commerce) e foi desenvolvedor de projetos digitais em vários segmentos em e-commerce, e-business, analytics e varejo. Tais projetos envolvem ferramentas de searchengine, segmentação comportamental e métricas, análise de conversões e visualização de dados.