Ações realizadas pelo prefeito do PSD no primeiro semestre deste ano também reduziram em 64% o número de vítimas, em comparação com o mesmo período de 2016

Número de vítimas fatais em acidentes caiu 64% em relação ao ano passado na cidade.

O trabalho de conscientização realizado pelo prefeito Marcão Marchi (PSD) já resultou em menos acidentes, atropelamentos e vítimas no trânsito de Itupeva — município do interior paulista localizado na microrregião de Jundiaí. Dados divulgados pela Prefeitura na última sexta-feira (15), baseados nos registros feitos pela Polícia Militar entre janeiro e junho deste ano, confirmam diminuição de 12% no número de acidentes, de 175 para 153 casos, em comparação com o mesmo período de 2016.

O número de vítimas nessas ocorrências diminuiu de maneira significativa em relação ao primeiro semestre do ano passado, de 191 para 69, uma queda de 64%. Em 2017, houve também redução no total de atropelamentos, de nove para quatro.

“É muito importante que o trabalho integrado, por meio de ações de educação de trânsito, fiscalização e engenharia de tráfego, seja feito de forma continuada. O trabalho da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente contribuiu muito para a conscientização do comportamento seguro no trânsito e, consequentemente, para a redução dos acidentes no município”, destaca o prefeito.

O prefeito Marcão Marchi: “É muito importante que o trabalho integrado seja feito de forma continuada”

Além das atividades de conscientização executadas desde o início de 2017, o primeiro ano da gestão de Marchi, o planejamento foi fundamental para os resultados positivos. “Nossas primeiras ações também estavam voltadas à engenharia de tráfego, com uma nova sinalização viária em pontos estratégicos, troca de placas e correção da circulação viária em várias regiões da cidade”, explica a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Regina Romão.

Campanha – Para continuar reduzindo os índices, a Secretaria promove, a partir desta segunda-feira (18) e até o próximo dia 22, uma campanha para o uso da faixa de travessia para pedestres. Entre as ações previstas estão a distribuição de panfletos informativos e orientação em diversos cruzamentos e vias de Itupeva.

A ação contará com a participação dos agentes de trânsito, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Instituições como o Centro de Convivência do Idoso e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência também participarão. O trabalho integra a Semana Nacional do Trânsito, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com objetivo de reduzir o crescimento de fatalidades e ferimentos graves em acidentes.