Em eventos promovidos pelos deputados Walter Ihoshi (foto) e Rita Passos, presidente nacional do PSD diz que é preciso melhorar salários dos policiais e levar a Operação Delegada para o interior do Estado.

Em Marília, ao lado de Gilberto Kassab, Walter Ihoshi reuniu prefeitos, vereadores, lideranças regionais.

O presidente nacional do PSD e ex-prefeito Gilberto Kassab defendeu, neste sábado (7), durante almoços de confraternização realizados pelos diretórios de Itu e Marília, no interior do Estado de São Paulo, a ampliação dos investimentos em segurança pública e a renovação política e administrativa no Estado. “Não há uma pessoa que não conheça alguém que não tenha enfrentado um problema dessa natureza, portanto temos de encarar essa questão de frente e só faremos isso recuperando os salários dos policiais, investindo em inteligência e infraestrutura”, afirmou Kassab.

De acordo com o presidente nacional do PSD, a renovação política e administrativa é necessária por permitir a adoção de novas ideias e projetos necessários para aprimorar serviços e desenvolver de forma sustentável o Estado. Como exemplo, Kassab citou os programas inovadores Cidade Limpa, que acabou com a poluição visual da capital, e a Operação Delegada, criada para coibir o comércio ilegal mas que contribuiu para redução de furtos e roubos em todas as regiões da cidade de São Paulo.

Em junho, o Conselho de Segurança do PSD aprovou as duas primeiras propostas que farão parte do programa de governo do partido para a sucessão estadual de 2014. Aprimeira medida defendida pelo partido é que o Governo do Estado banque o custeio dos convênios com as Prefeituras que quiserem implantar a Operação Delegada.

A expectativa dos especialistas em segurança pública do PSD é que, a partir do momento que o governo do Estado garantir o custeio da Operação Delegada, dezenas de municípios que enfrentam dificuldades financeiras e têm limites para criar novos programas e serviços firmem convênio com a Polícia Militar.

Em Itu, Kassab discursa ao lado da deputada estadual Rita Passos e do ex-prefeito Herculano Passos.

Redução da criminalidade – Implantada de forma inédita em 2009 pela gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab na cidade de São Paulo para combater o comércio ilegal, a Operação Delegada, que oficializa o trabalho extraordinário dos policiais que optarem por participar, mostrou-se eficaz também na redução da criminalidade em todas as regiões em que foi instituída. Na área da Rua 25 de Março, por exemplo, os roubos caíram 59%. Nas Subprefeituras da Mooca, Santo Amaro e Sé, a criminalidade caiu 70%.

Na gestão Kassab, a Prefeitura investiu R$ 150 milhões na Operação Delegada só em 2012. Entre 2009 e 2011, R$ 513,9 milhões foram aplicados na iniciativa.

Em seminário promovido em maio pelo Espaço Democrático, fundação do PSD para estudos e formação política, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, elogiou a Operação Delegada. Para Beltrame, o trabalho que vem sendo realizado em São Paulo “é, sem dúvida nenhuma, fantástico”.

União – Em Itu, ao lado da deputada estadual Rita Passos e do ex-prefeito da cidade Herculano Passos Jr., Kassab elogiou a união e o trabalho de organização realizada por todas as lideranças do PSD e também de outras legendas. Em Marília, Kassab foi lançado candidato pelo deputado federal Walter Ihoshi.