Medida adotada pela gestão do prefeito do PSD permite que pacientes opinem sobre a qualidade do atendimento e encaminhem sugestões

Programa Saúde em Dia foi criado pela administração para reduzir a espera por exames médicos no município.

Para garantir a qualidade do serviço oferecido na rede pública de saúde de Itupeva, município de 57 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Marcão Marchi (PSD) adotou um sistema de avaliação que permite aos usuários opinarem sobre o atendimento. Os formulários estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, no Hospital Municipal e na Maternidade Nossa Senhora Aparecida.

Os pacientes respondem perguntas sobre assuntos como atendimento médico, limpeza e conservação das unidades, além de poderem encaminhar sugestões. “Não há necessidade de a pessoa se identificar, apenas se ela desejar. Nosso objetivo é ouvir as demandas, analisar e checar as informações, para corrigir exatamente aquilo que foi apontado pelos munícipes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Lúcia Checchinato.

A medida é uma das ações que compõem o programa municipal Saúde em Dia, criado pela administração para reduzir a espera por exames médicos no município. “Iniciamos pela mamografia e até agora 356 mulheres já realizaram o exame, o que para nós é muito importante. Outras especialidades também serão incluídas no programa, tudo para agilizar os serviços e melhorar cada vez mais a saúde da população”, destacou o prefeito.

Marchi ressaltou ainda que a nova fase do Saúde em Dia visa a ampliar o diálogo com os pacientes que utilizam a rede pública de saúde do município. “Sempre trabalhei ouvindo as pessoas, sabendo quais são os problemas e onde devemos agir para resolver essas dificuldades. Fazia isso como vereador e continuo como prefeito, participando de reuniões no gabinete, encontros, conselhos municipais e eventos por toda a cidade. Este é o papel do gestor. Vamos ampliar a voz da população por meio desta pesquisa nas unidades de saúde.”