O ministro Gilberto Kassab esteve em São José dos Campos para apresentar o programa Internet para Todos, que vai levar acesso a 40 mil escolas, hospitais e unidades de saúde

O ministro Kassab: primeira etapa do programa vai beneficiar 500 municípios de todas as regiões brasileiras e deve começar em janeiro de 2018.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve na quinta-feira (30) em São José dos Campos (SP) para apresentar o programa Internet para Todos ao prefeito Felício Ramuth. Segundo o ministro, o Internet para Todos é um programa de inclusão, que visa promover justiça social, e pretende levar conexão à internet para 40 mil escolas, hospitais e postos de saúde do País. A primeira etapa do programa vai beneficiar 500 municípios de todas as regiões brasileiras e deve começar em janeiro de 2018.

Na sexta-feira (1), o ministro Gilberto Kassab voltou à região do interior paulista para se encontrar com prefeitos e representantes do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap). Em encontros marcados para as cidades de Taubaté e Cruzeiro, o ministro também falou sobre os objetivos do Internet para Todos.

De acordo com Kassab, o programa vai ampliar as oportunidades para os brasileiros. “Imagina uma criança que nasce numa residência ou local sem conectividade, sem internet. Essa criança está condenada a não ter a mesma condição que outra criança ao longo do seu crescimento. Ela cresceu sem informação ou entretenimento. A mesma coisa se aplica ao estudante, que está numa escola que não tem internet. Então, a nossa ideia é que o programa seja implantado o mais rápido possível”, disse Kassab.

Segundo ele, São José dos Campos e a região do Vale do Paraíba, pela vocação e pioneirismo em tecnologia, terão uma força-tarefa do MCTIC para viabilizar a implantação do Internet para Todos o mais rápido possível. “Com isso, vamos dar um exemplo para todo o Brasil de que é possível sim quem não tem internet poder contar com ela.”

O programa tem o suporte do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), no qual foram investidos R$ 2,7 bilhões pelo governo federal. Ao município, caberá a cessão de terreno para instalação da antena e os custos com energia. “Um benefício muito grande com custo muito baixo para a prefeitura”, avaliou.

Kassab também celebrou o “sucesso” do processo de implantação do sinal digital de televisão no país. Ele lembrou a exigência de realização de pesquisa para verificar a quantidade de domicílios preparados para a mudança. Em São José dos Campos, as transmissões analógicas serão encerradas em 17 de janeiro de 2018. “Aqui falta um pequeno percentual a ser atingido. Mas tenho certeza que, ao longo do mês de janeiro, será desligado o sinal analógico, beneficiando toda a população.”

Até o momento, a implantação da TV digital já atingiu parte expressiva da população brasileira. Com as três regiões do interior de São Paulo que terão o sinal analógico desligado em janeiro, 306 municípios e 72 milhões de pessoas já foram beneficiados.