Educadores, pesquisadores, gestores municipais, alunos e pais se reúnem neste sábado (26), a partir das 10h, em São Paulo.

O programa de educação do PSD para as eleições ao Governo do Estado este ano está sendo construído de forma participativa: educadores, pesquisadores, gestores municipais, alunos e pais têm se engajado, desde o fim do ano passado, em animados encontros realizados em diversas regiões da capital, num movimento que logo se expandirá para o litoral e o interior.

As demandas são muitas: uma das mais citadas pelos educadores é a necessidade urgente de se implantar na rede estadual um plano de carreira semelhante a do município de São Paulo, valorizando a atividade docente e atraindo talentos para a rede.

Além disso, muitos participantes têm citado a necessidade de se ampliar, com qualidade, de forma sustentável e numa escala relevante, as escolas em tempo integral no Estado, transformando-as em verdadeiros polos educacionais de suas comunidades, como é o caso dos novos CEUs e do Centro Educacional e Cultural de Heliópolis, implementados na gestão Gilberto Kassab.

Inclusão – Outra grande lacuna da educação estadual é a falta de um programa de dê real prioridade aos alunos com deficiência. Um programa que permita o atendimento individualizado e qualificado desses alunos, nos moldes do Programa Inclui, da Prefeitura de São Paulo, poderia ser implementado de forma ampla em todo o Estado, garantindo condições de aprendizado mesmo a aqueles com maiores dificuldades.

Por fim, outra grande demanda é a efetivação de um real regime de colaboração na área da educação entre o Governo do Estado e as Prefeituras, no ensino fundamental e também no infantil. Estado e município devem trabalhar juntos, cooperando e não competindo.

Participação – No encontro desta semana, que será realizado neste sábado (26), a partir das 10h, em São Paulo, será apresentada uma primeira síntese das discussões já realizadas. De forma inovadora, elas estarão disponíveis para consulta, debate e aprofundamento numa plataforma digital colaborativa, a ser lançada no evento, de forma a estender o modelo colaborativo também para a internet, possibilitando um maior alcance dos debates e uma maior riqueza e diversidade de propostas.

Gestão Kassab – O PSD tem muito a mostrar nesta área. A gestão Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo reestruturou a carreira do magistério, implantou o currículo e o sistema de avaliação externa e ampliou o tempo dos alunos em aula: na pré-escola, de 4 para 6 horas diárias, e no Ensino Fundamental de 4 para 5 horas diárias.

Para ampliar ainda mais a permanência dos alunos na escola, criou 300 mil vagas em educação integral. Numa realização histórica, multiplicou por 3,5 vezes o número de matrículas em creche, que saltaram de 60 para mais de 214 mil em dezembro de 2012.

Foi também durante a sua gestão que foram extintas as escolas e salas de lata, que abrigavam cerca de 75 mil alunos. Mais ainda: foram construídos na gestão Kassab 24 dos 45 CEUs existentes na cidade, além do Complexo Cultural e Educacional de Heliópolis, composto por 3 creches, uma escola de Ensino Fundamental, uma pré-escola e uma escola de ensino técnico construída em parceria com o Governo do Estado, além de um centro cultural e da sede do Instituto Bacarelli, que oferece aulas de música aos jovens da região.

Serviço:

Encontro de Educação