Pessedista assume cadeira deixada por Edinho Araújo, que se elegeu prefeito em São José do Rio Preto (SP) com Eleuses Paiva (PSD) de vice.

Ihoshi: Ser deputado federal me dá a possibilidade obter resultados mais contundentes do que os que já estávamos conquistando na Casa.

Walter Ihoshi (PSD-SP), se prepara para voltar à Câmara Federal tão logo termine o recesso parlamentar. Ele ocupará, até o final do mandato, em 2018, a cadeira de Edinho Araújo (PMDB-SP), que se elegeu prefeito de São José do Rio Preto tendo como vice Eleuses Paiva, ex-deputado federal pelo PSD. Ihoshi já foi deputado por dois mandatos e ocupou a função como suplente na atual legislatura, entre fevereiro e setembro, quando Edinho Araújo tornou-se ministro da Secretaria Nacional dos Portos.

Para este mandato, ele elegeu como uma de suas prioridades resgatar o trabalho na Frente Parlamentar para Desoneração dos Medicamentos, da qual é presidente, para continuar debatendo e apoiando os projetos que dizem respeito à redução dos impostos sobre remédios, que no Brasil chegam a 34%. “A gente sabe que agora é um momento difícil para falar sobre desoneração, mas conceitualmente é importante a gente sempre estar discutindo e promovendo ações para que essa pauta seja colocada como prioridade. Os remédios têm tributação muito alta no Brasil e são produto essencial até do ponto de vista de cesta básica”, explica.

O parlamentar também acha fundamental direcionar esforços na área econômica, buscando retomar o crescimento. “Na minha avaliação, no âmbito nacional é preciso colaborar com o governo Michel Temer nessa agenda que ele está construindo na área econômica, debatendo, votando os projetos que vão tirar o país da recessão. Essa é a nossa grande prioridade como parlamentar”, declara Ihoshi.

Outro foco do deputado, dentro de sua base de atuação, na região de Marilia, é auxiliar os prefeitos. “Os pequenos municípios estão sofrendo muito com a redução da atividade econômica. Temos que apoiá-los, seja com as emendas parlamentares ou através dos programas dos ministérios”.

Ihoshi também pretende fazer um trabalho para dar continuidade ao fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e o Japão, inclusive no campo econômico. A ideia do parlamentar é apoiar um diálogo entre os dois países para buscar um acordo de livre comércio entre o Brasil e o Japão.