Gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD) realiza no município o projeto Novo Mais Educação, que oferece diversos cursos esportivos e culturais após o turno escolar, garantindo a melhoria do desempenho dos estudantes da rede pública

Após o turno escolar, as crianças participam de aulas de reforço, artesanato, pintura, dança, capoeira, circo, entre outros cursos

Em São Pedro — município do interior paulista que integra a microrregião de Piracicaba —, o projeto Novo Mais Educação está melhorando o desempenho dos estudantes da rede pública. Criado pelo Governo Federal e realizado na cidade pela gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD), o programa conta com dez escolas participantes e oferece ensino em tempo integral para 1.112 alunos.

Após o turno escolar, as crianças participam de aulas de reforço, artesanato, pintura, dança, capoeira, circo, tênis de mesa, xadrez, iniciação musical, entre outros cursos. Ao todo, passam cerca de oito horas diárias desenvolvendo suas potencialidades e recebem alimentação adequada durante todo o período em que permanecem na escola.

“O conhecimento é trabalhado de forma diferenciada, com valorização do lúdico e do concreto. Isso gerou melhora nas notas”, conta a diretora da Emeb Guido Dante, Ana Paula Marconi Cirizola.

O projeto atende, prioritariamente, estudantes que recebem o Bolsa Família, os que apresentam baixo rendimento escolar ou estão em situação de vulnerabilidade social. Caso haja vagas após a observação desses critérios, outros pais que demonstram interesse no programa podem matricular seus filhos.