Prefeitos da região e o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) se reúnem com o vice-governador paulista e apontam segurança pública, saúde e manutenção de rodovias como prioridadesDEMANDAS

 

Bertaiolli avalia que, na segurança pública, é necessário discutir o policiamento nas cidades onde estão concentrados os presídios – Taubaté, Potim e Tremembé.

 

Em reunião com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Codivap), acompanhados pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), solicitaram reforço na segurança pública, melhorias no atendimento em saúde e manutenção das estradas e rodovias.

O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, e, segundo Bertaiolli, foi “uma reunião para estreitar a relação, encurtar ainda mais o caminho entre as prefeituras e o Estado e mostrar o quanto o Vale e o Litoral estão unidos e organizados”.

Presidente do Codivap, o prefeito de Ubatuba, Décio Sato (PSD), agradeceu a interlocução feita pelo deputado. “Todos os prefeitos da região reconhecem o trabalho e o empenho do Bertaiolli. Ele nos representa tanto aqui no governo estadual quanto no governo federal e a nossa região somente tem a ganhar com isso. A reunião de hoje é prova que temos alguém que olha e luta pela nossa população”, afirmou.

O deputado paulista destacou o trabalho desenvolvido pelo Codivap e adiantou que encontro será desdobrado em diversas outras reuniões específicas com os secretários estaduais de Saúde, de Segurança e quem mais tiver temas a ser tratado. “É importante destacar que o governador João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia e o Vinholi conhecem muito bem a região e têm se empenhado em atender as demandas”, afirmou.

Bertaiolli avalia que, na segurança pública, é necessário discutir o policiamento nas cidades onde estão concentrados os presídios – Taubaté, Potim e Tremembé. “Estes municípios não recebem absolutamente nenhuma contrapartida por receberam uma grande população carcerária”, afirmou.

“São pautas específicas como está que iremos apresentar, por exemplo, com o secretário de Segurança (General João Camilo Pires)”, adiantou o parlamentar.

Na saúde, Bertaiolli afirmou que o Estado precisa redistribuir, nos serviços de saúde já existentes na região do Vale Histórico, os R$ 2 milhões que deixaram de ser destinados ao hospital de Taubaté, então municipalizado. “Precisamos que esse valor fique no Vale. Defendemos a construção de um novo hospital regional, mas é fundamental que este recurso em questão seja distribuído para as unidades de saúde da região, como as Santas Casas, que podem ser ampliadas e passarem a fazer um atendimento ainda mais regionalizado”, disse Bertaiolli, que coordena, em São Paulo, a Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas.

Rodrigo Garcia afirmou que o governo estadual tem trabalhado para enxugar a máquina pública, renegociar contratos e conquistar novos recursos, sem penalizar a população. “O Doria é um municipalista por natureza e temos feito uma gestão em parceria com os municípios”, disse. O vice-governador disse, ainda, que programará para a região do Codivap um corujão da saúde para a realização de cirurgias de catarata. Ele adiantou que verificará a realização de obras emergenciais na encosta da Tamoios.