Coordenado pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, projeto ampliou o atendimento nas instituições conveniadas e melhorou os serviços oferecidos à população

O secretário Eleuses Paiva: “A tabela está fortalecendo o SUS Paulista, ampliando atendimentos e garantindo mais dignidade no cuidado com a população”

 

 

Edição Scriptum com TV Cultura

 

A Tabela SUS Paulista atingiu neste mês o valor de R$ 5,1 bilhões em repasses já realizados para santas casas e instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo. Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, sob gestão de Eleuses Paiva, liderança do PSD, o programa começou a ser executado em 2024. Desde então, beneficia 800 instituições e remunera até cinco vezes mais que a tabela nacional. O projeto foi criado para corrigir a defasagem nos repasses às entidades filantrópicas conveniadas ao SUS. “A tabela está fortalecendo o SUS Paulista, ampliando atendimentos e garantindo mais dignidade no cuidado com a população”, destaca Eleuses.

Entre 2022 e 2024, o número de cirurgias do aparelho da visão aumentou 40%, com mais 7.227 pacientes paulistas sendo atendidos. O Estado também ampliou o total de cirurgias de mama (30%) e oncológicas (25%).

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, beneficiado pelo programa, ampliou em 35% a oferta de serviços, que incluem atendimentos, internações e cirurgias. A instituição teve o maior aumento de internações via SUS. Ao todo, foram 13.185 a mais no ano passado, na comparação com 2022, o que representa um repasse de R$ 136.374.549,62 para o hospital.

Além disso, a unidade abriu 160 leitos que estavam desativados. “A atualização dos valores de remuneração é extremamente importante, porque o custo em saúde aumenta, tanto na questão das equipes, quanto os equipamentos e medicamentos. A Tabela SUS Paulista garante que o atendimento não seja reduzido e até pode ampliar os serviços disponíveis”, explica o superintendente do HC Ribeirão Preto, Ricardo Cavalli.

Transparência

O governo estadual disponibiliza o acesso a todos os valores pagos, detalhados por instituição filantrópica, referentes à Tabela SUS Paulista. Para acessar os dados, basta acessar o Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES).