O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, se despede do USP Cidades e destaca a importância de aliar a experiência de gestores de megacidades às competências dos professores.
Kassab na USP: aliando a experiência do gestor de uma megacidade às competências da universidade

Kassab na USP: aliando a experiência do gestor de uma megacidade às competências da universidade

Depois de um ano como residente do Núcleo de Estudos das Cidades – USP Cidades, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, encaminhou carta ao reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antônio Zago, em que reitera a importância de aliar a experiência de gestores de megacidades às competências dos professores e pesquisadores da instituição, ressalta os resultados positivos obtidos pela iniciativa e anuncia sua despedida com o sentimento de missão cumprida.

Kassab agradeceu o convite da universidade, feito pelo antecessor de Zago, João Grandino Rodas, para participar da criação do USP Cidades. “Este núcleo nasceu compartilhando o mesmo princípio que ensejou o convite para a residência: aliar a experiência de gestores públicos que tiveram responsabilidade de dirigir uma megacidade, como São Paulo, às competências já estabelecidas na USP”, afirma Kassab na carta.

Kassab em reunião sobre a disciplina "Planejamento e gestão de megacidades”

Kassab em reunião sobre a disciplina “Planejamento e gestão de megacidades”

O pré-candidato ao governo de São Paulo avalia que a disciplina de difusão “Planejamento e gestão de megacidades”, oferecida entre outubro e dezembro de 2013, dentro do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP, foi lecionada de forma conjunta por especialistas e professores da universidade. Destaca também que, junto com o curso de especialização “Planejamento e gestão de cidades”, um programa de 12 disciplinas e uma monografia, foi despertado o interesse de uma audiência diversa em formação que combina alunos do setor público e do privado. Ambos os cursos foram aprovados pelas instâncias superiores da USP.

“O USP Cidades foi idealizado para ter uma atuação bastante abrangente, aspirando ser um centro de pesquisas, formação e difusão de soluções inovadoras para o planejamento e para gestão urbana no Brasil”, cita Kassab. Ele elenca iniciativas exitosas do núcleo empreendidas em 2013: um seminário internacional, um hackaton, a interação com outras cidades brasileiras para a elaboração de projetos alinhados ao núcleo e o início das tratativas para cooperação entre o USP Cidades e a Bloomberg Filantropies, com objetivo de aproveitar a experiência de Kassab e de Michael Bloomberg  na implementação de boas práticas  quando  estiveram à frente das prefeituras de São Paulo e de Nova York, respectivamente.

Kassab e Bloomberg em reunião do USP Cidades

Kassab e Bloomberg em reunião do USP Cidades

“Acredito que o USP Cidades encontrará um caminho fértil no âmbito da Universidade de São Paulo para perseguir a sua missão de forma integrada e alinhada aos objetivos maiores da universidade”, ressalta Kassab.