Programas criados pela gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) beneficiam moradores de baixa renda do município

A mais recente entrega ocorreu na quinta-feira (19), quando os beneficiados receberam 129 óculos e 23 aparelhos auditivos

 

Em Cotia, município de cerca de 249 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) distribui aparelhos auditivos e óculos de grau para munícipes de baixa renda por meio dos programas Além do Som e Novo Olhar. A mais recente entrega ocorreu na quinta-feira (19), quando os beneficiados receberam 129 óculos e 23 aparelhos auditivos.

“Toda vez que o Fundo Social abre inscrições para esses programas, a procura é grande. São pessoas que estavam há anos precisando desses aparelhos e óculos, mas não tinham esse apoio do poder público. Quando assumimos, em 2017, priorizamos equilibrar as finanças para termos fôlego para investir na cidade e nas pessoas”, destacou o prefeito.

O programa Novo Olhar foi lançado no segundo semestre de 2017 e já atendeu mais de 400 pessoas. Em outubro deste ano, a Prefeitura realizou a primeira edição do programa Novo Olhar Agora nas Escolas, para atender exclusivamente os alunos da rede municipal de ensino que apresentam problemas de visão. Cerca de 90 alunos já foram contemplados.

“Novo Olhar, Novo Olhar Agora nas Escolas e Além do Som são sonhos que se realizam. Agradeço todo o apoio do prefeito nesta empreitada e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Não tem preço que pague a alegria de sabermos que esses programas estão mudando a vida das pessoas, dando qualidade de vida e permitindo um recomeço para muitos”, disse a primeira-dama Mara Franco, secretária municipal de Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade.

O morador do Jardim Nova Vida, Luiz Cardoso da Silva, de 63 anos, foi um dos beneficiados. Há alguns anos, recebeu a prescrição médica para o uso de aparelhos auditivos, mas não tinha dinheiro para comprá-los.

“Por conta do problema, sempre falei muito alto com todo mundo. Era complicado. E se não falassem bem alto comigo, eu não ouvia. Estou escutando melhor agora, acho até que estou falando mais baixo”, brincou Luiz Cardoso, após colocar os aparelhos.

Já a moradora do Jardim Sandra, Vera Lúcia, de 63 anos, recebeu óculos novos. “Eu vi um cartaz na escola da minha neta que falava do Novo Olhar. Fui me informar, já me inscrevi e hoje estou levando meus óculos. Eu tinha três orçamentos, de R$ 400 a R$ 600, e não tinha como pagar. Adorei que tem esse programa agora. Que venham muitos outros, a população precisa e agradece.”

A partir de 10 de janeiro de 2020, serão abertas as inscrições para os programas. Para participar é preciso ir à sede do Fundo Social (avenida Benedito Isaac Pires, 35), apresentar Número de Inscrição Social (NIS), Cadastro Único, prescrição médica com data de emissão de até seis meses e uma cópia do comprovante de endereço.