Kassab destacou a importância da atuação do ministério, lembrando que 85% da população do País vive em cidades. Ministro disse que irá potencializar a integração com todos os ministérios que desenvolvem ações e obras nas cidades.

Kassab agradeceu ao ex-ministro Gilberto Occhi pelos trabalhos realizados

Ao assumir o Ministério das Cidades na manhã desta segunda-feira (5) em Brasília, Gilberto Kassab afirmou em seu discurso que seguirá valorizando o debate com a sociedade e os movimentos sociais na condução das políticas sob responsabilidade do ministério. Durante a transmissão do cargo, Kassab agradeceu e ressaltou o bom trabalho realizado pelo ministro Gilberto Occhi, que deixa a pasta das Cidades e assume agora o Ministério da Integração Nacional.

“Quero fazer um destaque especial para a participação dos movimentos sociais, que através do diálogo, sugestões, reivindicações e críticas, nos ajudam a melhorar obras e projetos, a ampliar os recursos públicos e privados aplicados em moradias, saneamento, mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito”, afirmou o novo ministro das Cidades.

Ouça aqui a repercussão da posse de Kassab no Ministério

“O Conselho das Cidades – o ConCidades – de natureza consultiva e deliberativa, vai seguir consolidando encontros continuados para estudar e propor diretrizes para gestão da PNDU – Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. São debates que respeitam as especificidades das entidades sociais e sindicais, organizações do setor produtivo, profissional, acadêmico, pesquisa, ONGs e órgãos governamentais”, destacou Kassab em seu discurso.

(veja no vídeo abaixo como foi o evento)

 

Por sua vez, Gilberto Occhi também destacou o importante papel do Conselho, espaço de discussão dos setores público, privado e movimentos sociais para tratar de políticas de desenvolvimento urbano, e citou o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Ele falou ainda do trabalho realizado com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para reduzir o número de acidentes nas ruas e rodovias do país. Occhi agradeceu aos funcionários do Ministério das Cidades, pelo comprometimento com as ações desenvolvidas pela pasta durante sua gestão.

Depois de assinar o documento de posse do cargo, Gilberto Kassab destacou a importância da atuação do ministério, lembrando que aproximadamente 85% da população do País vive em cidades, cerca de 160 milhões de pessoas. O PSD, afirmou, atuará em apoio à presidenta Dilma Rousseff, em busca de um país melhor, com cidades mais respeitosas, que valorizem e fortaleçam a democracia.

Kassab disse que irá potencializar a integração de esforços com todos os ministérios que desenvolvem ações e obras nas cidades. Ele destacou, além da importância dos programas sociais, que retiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza, ações como a criação de mais 12 milhões de vagas do Pronatec, as obras do PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento), com investimentos em logística, energia, infraestrutura, parcerias privadas, a 3ª fase do Minha Casa, Minha Vida, e a carteira de R$ 143 bilhões para obras de mobilidade urbana para todo o Brasil.

Citando a presidenta Dilma Rousseff, disse que o partido atuará em apoio à contratação de mais 3 milhões de novas moradias, que se somam aos 2 milhões entregues até 2014 e aos 1 milhão e 750 mil em andamento e que serão entregues até 2018, o que também significa geração de empregos, salário e renda.

“A ordenação urbana e a construção de espaços mais fraternos e solidários são nosso dever e um direito do trabalhador brasileiro. Direito que lhe confere cidadania, vida digna para seu bairro, sua comunidade, nossas cidades”, afirmou Kassab. “A mim e a uma grande equipe de técnicos e dedicados servidores públicos, cabe desenvolver, no Ministério das Cidades, um trabalho diário, sério, que vai exigir sempre criatividade, ousadia de iniciativas e a coragem das inovações”, encerrou.

Acompanharam a cerimônia os ministros da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; do Meio Ambiente, Isabela Teixeira; do Turismo, Vinicius Lage; da Pesca, Helder Barbalho; dos Direitos Humanos, Ideli Salvati; dos Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri; e da Igualdade Racial, Nilma Gomes. Também estavam presentes os governadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Marconi Perillo (GO), o líder do PSD na Câmara, Moreira Mendes, o líder eleito para a próxima legislatura, Rogério Rosso, os ex-líderes Guilherme Campos e Eduardo Sciarra, o vice-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e 20 deputados da bancada, entre outros parlamentares.