Equilíbrio orçamentário conquistado pelo prefeito Fernando Cunha (PSD) no município do interior paulista permitiu adiantamento do benefício e da remuneração dos funcionários

 

O prefeito Fernando Cunha

 

Para valorizar os servidores públicos e movimentar o comércio de Olímpia — município de 55 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — o prefeito reeleito Fernando Cunha pagou a segunda parcela do 13º salário dos funcionários nesta sexta-feira (27). De acordo com a legislação, o benefício deveria ser concedido pela administração até 20 de dezembro. A iniciativa injetou aproximadamente R$ 5 milhões na economia da cidade e cerca de dois mil servidores foram contemplados. A antecipação do benefício é uma prática adotada desde o início da gestão de Cunha, em 2017.

Além dos funcionários da Prefeitura, a medida contemplou os profissionais da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Daemo Ambiental), da empresa de economia mista Progresso e Desenvolvimento Municipal (Prodem) e os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência (OlimpiaPrev). Habitualmente, a primeira parcela do 13º salário é concedida no mês de aniversário do servidor. Em função da pandemia de covid-19, o pagamento foi interrompido em março e retomado em outubro, quando todos os funcionários receberam a primeira parcela do benefício, inclusive os aniversariantes de novembro e dezembro.

Nesta sexta-feira a Prefeitura antecipou, ainda, o salário do funcionalismo municipal, que seria pago na próxima segunda (30), último dia útil do mês. “É comum no final do ano as famílias terem mais gastos com as festividades e também serem oneradas com as contas que vencem logo no começo do próximo ano. Por isso, desde que assumimos, temos organizado as finanças do município para quitar os custos com os prestadores de serviço e podermos adiantar também a gratificação dos funcionários para que eles se programem com mais tranquilidade”, ressaltou o prefeito.