Gestão do prefeito Danilo Joan (PSD) vai conceder entre um e 15 salários mínimos a cerca de 400 famílias do município da Grande São Paulo prejudicadas pelas chuvas. Beneficiários também vão receber auxílio-aluguel de R$ 900

 

O prefeito Danilo Joan: “Visitei todas as áreas alagadas e estou acompanhando de perto todas as famílias afetadas”

 

Redação Scriptum com Departamento de Comunicação e Imprensa de Cajamar

 

A gestão do prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), vai fornecer auxílio financeiro a cerca de 400 comerciantes e moradores de áreas de risco prejudicados pelas enchentes que atingiram o município de 79 mil habitantes da Grande São Paulo neste início de ano. A iniciativa faz parte do programa SOS Chuvas e os benefícios vão de um a 15 salários mínimos, de acordo com a gravidade do dano e a vulnerabilidade social do beneficiado. Joan anunciou as medidas em live transmitida nesta quinta-feira (26) em suas redes sociais. “Esse programa é resultado de muitos trabalhos que estamos desempenhando para solucionar um problema de anos. Eu visitei todas as áreas alagadas e estou acompanhando de perto todas as famílias que foram afetadas”, afirmou o prefeito.

Para as pessoas físicas, a prefeitura criou uma escala de vulnerabilidade composta pelos níveis moderado, alto e crítico. Saiba mais sobre os critérios de avaliação dos participantes do projeto aqui.

As famílias beneficiadas foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O órgão também levantou os prejuízos sofridos por cada família, como a deterioração de alimentos, perda de móveis e eletrodomésticos e destruição das instalações elétricas e hidráulicas das moradias.

Além do ressarcimento pelos danos materiais, os beneficiários serão contemplados com auxílio-aluguel de R$ 900 mensais. O benefício será mantido até que a prefeitura termine a construção de aproximadamente 400 apartamentos, por meio do programa Novo Lar. O prefeito ainda vai detalhar as informações sobre o novo programa habitacional.
A administração municipal também vai reforçar a fiscalização para coibir novas construções em áreas de risco ou de preservação ambiental.