Decreto publicado pelo prefeito Caio Aoqui (PSD) amplia as ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais e eventos promovidos no município do interior do Estado de São Paulo

O prefeito Caio Aoqui

 

Redação: Scriptum

 

O prefeito de Tupã, Caio Aoqui (PSD), publicou nesta quarta-feira (5) o decreto 9.348, que fortalece o combate à covid-19 na cidade do interior do Estado de São Paulo, com população estimada pelo IBGE em 66 mil habitantes. A iniciativa também tem como objetivo evitar a disseminação do vírus influenza, causador da gripe. Entre as medidas previstas no documento estão a retomada da obrigatoriedade da aferição da temperatura corporal na entrada de estabelecimentos comerciais e a disponibilização de álcool em gel 70% em locais acessíveis para os frequentadores. “Atendendo às orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid, precisamos reforçar algumas medidas para evitar que a nossa cidade passe pelo mesmo cenário de meses atrás, registrando diariamente inúmeros novos casos e com os leitos de UTI e enfermaria lotados”, afirmou o prefeito.

O decreto municipal reforça o uso obrigatório de máscaras, já definido pelo decreto estadual 64.959, em passeios públicos, estabelecimentos comerciais, industriais ou de serviços, templos, locais de reunião e salões de festas. O documento determina, ainda, que a promoção de eventos com mais de 100 pessoas deverá ser informada com antecedência à Vigilância Sanitária. Em todas as festividades, os organizadores deverão indicar um profissional para aferir a temperatura dos convidados.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, destacou que as equipes da Vigilância Sanitária vão orientar os proprietários dos estabelecimentos sobre as medidas determinadas pela administração. “Todos poderão nos ajudar a enfrentar essa doença e diminuir os casos de infecção em Tupã.”

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (5), Tupã já registrou 9.341 casos de covid-19 e 265 mortes provocadas pela doença. Outros 190 pacientes aguardam os resultados de exames laboratoriais. Ainda conforme o boletim, 8.957 pacientes foram curados.