Prefeito Rômulo Rippa (PSD) cumpre compromisso assumido no plano de governo e investe em obra que vai facilitar o acesso à zona Norte da cidade

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Porto Ferreira

 

O prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa (PSD), recebeu nesta quinta-feira (4) representantes da empresa Planos Engenharia, que apresentaram o projeto técnico do anel viário da zona Norte do município do interior do Estado de São Paulo. Orçada em R$ 19 milhões, a obra foi prevista no plano de governo do prefeito e será a maior realizada no setor de mobilidade urbana no segundo mandato de Rippa à frente da administração municipal.

O empreendimento permitirá uma nova ligação, com mais segurança e infraestrutura, para os moradores dos bairros Parque Residencial do Redentor, Jardim das Palmeiras, Santo Afonso, Las Palmas, Vila Real, Porto Bello 1 e 2, Paulo Calisto, Botafogo, Santa Cruz, Paschoal Salzano e Centenário. “Essa obra vai transformar a mobilidade e a ligação da região central com os bairros da zona Norte da nossa cidade. Os moradores dos bairros sabem o quanto é duro vir trabalhar na região central e voltar para suas casas. Essa é a obra que coloca Porto Ferreira em um novo patamar de mobilidade, é nosso compromisso. Estamos iniciando o processo e nossa torcida é para que, em breve, ela seja realidade”, afirma o prefeito.

Para acessar a zona Norte, os motoristas precisam se dirigir à avenida Cristo Redentor e atravessar a SP-215, por uma rotatória, até a vicinal Luiz Pizetta, que liga Porto Ferreira ao município vizinho de Santa Rita do Passa Quatro. Nesse trajeto existem dois pontos de estrangulamento no fluxo de veículos, que são a própria rotatória da SP-215 e o ponto da vicinal que dá acesso aos bairros Santo Afonso, Las Palmas, Porto Bello e Vila Real. O empreendimento deverá contemplar uma nova avenida, com quatro faixas, ciclovia, canteiro central e calçadas nas duas laterais.

Desapropriações

A administração municipal vai solicitar licenciamentos à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e à concessionária Arteris Intervias para a construção do viaduto sobre a rodovia SP-215. Além disso, serão iniciados dois processos de desapropriações de áreas. Uma delas, na parte baixa do bairro Cristo Redentor, que tem aproximadamente três mil metros quadrados, será necessária para a duplicação do trecho final da avenida Arcyr Giaretta Barcellos e a construção de uma rotatória. A outra desapropriação será de uma área entre a rua Nelson Sebastião Pinto de Freitas e a SP-215, com cerca de seis mil metros quadrados.

Após a expedição da licença e a conclusão dos processos de desapropriações, a prefeitura vai iniciar a licitação para a execução da obra.

Confira abaixo o vídeo publicado pelo governo de Rômulo Rippa sobre o projeto.