Para o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), as moradias permitirão uma vida digna e tranquila a pessoas que lutaram muito na vida. Elas completam uma rede de serviços da Prefeitura de atenção especial aos idosos.
Bertaiolli visita as instalações da Vila Dignidade, condomínio de 22 casas construído para atendimento exclusivo de idosos carentes

Bertaiolli visita as instalações da Vila Dignidade, condomínio de 22 casas construído para atendimento exclusivo de idosos carentes

Mogi das Cruzes é o primeiro município da Região Metropolitana da Grande São Paulo contemplado com o programa Vila Dignidade, programa habitacional que tem como objetivo garantir moradia e assistência social para a população idosa de baixa renda. A entrega oficial das unidades foi realizada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), e também deu início às comemorações pelos 455 anos de Mogi das Cruzes. “Esse é um daqueles dias que vão se transformar em história, afinal estamos entregando 22 casas para quem merece, para quem tanto lutou e agora poderá reestabelecer uma vida digna e tranquila”, afirmou o prefeito.

A Vila foi construída num terreno de 5,3 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura Mogi das Cruzes, localizado no distrito de Braz Cubas. Cada casa possui 44 metros quadrados de área construída, sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e espaço externo nos fundos, onde pode ser feito uma horta ou jardim.

A aposentada Benedita Maria de Melo, 80 anos, recebeu as chaves da sua nova moradia. Ela é sozinha e até então morava de aluguel na Vila Natal. “Adorei esse lugar. Agora vou viver aqui até o fim da minha vida. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou ela, que se inscreveu para a Vila Dignidade tão logo soube da implantação do programa em Mogi das Cruzes. Foi o que fez também Neusa Ferreira da Silva, 60 anos. “Nem acredito que consegui realizar esse sonho. Estou muito emocionada e feliz”, garantiu, em meio às lágrimas. Neusa trabalhou na produção de cogumelos e atualmente morava de favor.

Todas as casas possuem recursos de acessibilidade e banheiro adaptado, além de uma campainha especial que pode ser acionada do banheiro ou do quarto em casos de emergência. Os imóveis serão entregues com todo mobiliário e equipamentos básicos como fogão, geladeira, cama e armários. Além das moradias, o projeto contempla a construção de espaços comuns, como um salão social e uma área voltada para a convivência e a prática de esportes. A Vila Dignidade completa uma rede de serviços implantada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes com atenção especial aos idosos.