Em levantamento realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis e a Organização das Nações Unidas, governo do prefeito Lucas Sia (PSD) obteve o melhor desempenho entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas

O prefeito Lucas Sia: “Nosso município foi na contramão e avançou significativamente, graças à parceria entre a administração e a comunidade local”

Redação Scriptum com Prefeitura de Artur Nogueira

Administrado pelo prefeito Lucas Sia (PSD), Artur Nogueira é o município da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no interior do Estado de São Paulo, que obteve o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). Realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, o levantamento avalia o desempenho das gestões municipais em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o cumprimento da Agenda 2030. A relação de temas prioritários que compõem a agenda mundial inclui metas como a erradicação da pobreza e a promoção da agricultura sustentável.

Das 20 cidades que integram a região de Campinas, 17 caíram no ranking. Em uma escala de 0 a 100, Artur Nogueira, que tem cerca de 51 mil habitantes, subiu de 51,3 pontos para 53,6 pontos na avaliação.

No âmbito nacional, o município subiu da 1.334ª para a 731ª posição. Mais informações sobre o levantamento podem ser conferidas aqui. “Nosso município foi na contramão e avançou significativamente, graças à parceria entre a administração e a comunidade local. Mantemos nosso compromisso em promover políticas públicas que colaborem com o desenvolvimento sustentável e com a promoção de uma sociedade mais justa”, afirma o prefeito.

Entre 2022 e 2023, Artur Nogueira avançou nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades e Cidades e Comunidades Sustentáveis.